Ministro da Casa Civil diz que apagão foi motivado por 'erro técnico'
Ainda de acordo com o ministro, atualmente, o Brasil tem "sobra de energia"

Nesta quarta-feira (16), o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o apagão que afetou 26 unidades da Federação, na última terça (15), foi resultado de uma "falha técnica" e que o governo tem urgência para saber o que houve.
Ainda de acordo com o ministro, atualmente, o Brasil tem "sobra de energia" e, por isso, o apagão não se assemelha a episódios anteriores já ocorridos nos país.
"Não há razão para este apagão. A gente viveu alguns apagões no Brasil em períodos onde nós tínhamos crise de geração de energia, ou seja, reservatórios de água estavam em baixa. Você tinha mais demanda que oferta, o que levava ao colapso no sistema", disse.
VEJA MAIS
As declarações foram feitas durante o programa "Bom Dia Ministro", realizado pela estatal Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
"Não é o caso nesse momento, nós estamos com sobra de energia. Os reservatórios estão todos cheios, nós temos um parque eólico e solar gerando muita energia. Então, não há razão nem de oferta nem de demanda", explicou.
"Foi erro técnico, falha técnica. Precisa identificar o que foi que aconteceu, e espero que o mais rápido possível nós consigamos dizer à sociedade."
(Luciana Carvalho, estagiária da Redação sob supervisão de Keila Ferreira, Coordenadora do Núcleo de Política).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA