Lula vai à Índia na próxima quinta-feira (7) para assumir presidência do G20
O mandato do presidente brasileiro será exercido de 1º de dezembro de 2023 até 30 de novembro de 2024

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, assumirá a Presidência do G20, bloco que reúne as 19 nações de maior economia do mundo e a União Europeia. A cerimônia simbólica de transferência do comando do grupo do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi para o mandatário brasileiro será realizada nesta semana, em Nova Déli, durante a Cúpula do G20. Porém, Lula assume oficialmente a Presidência no dia 1º de dezembro e o mandato se estenderá até 30 de novembro de 2024.
VEJA MAIS
O embarque da comitiva brasileira para a Índia será na próxima quinta-feira (7), logo após o desfile do Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios. A reunião de líderes ocorre nos dias 9 e 10.
A programação oficial da Cúpula do G20 prevê pelo menos três sessões temáticas, que abordarão tópicos como desenvolvimento verde sustentável; meio ambiente e clima; transições energéticas; e global net zero, que é a ideia de emissão zero líquida de carbono.
Também estarão em pauta outros assuntos como crescimento inclusivo; cumprimento de metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS); saúde, educação, infraestrutura, transformações tecnológicas, reformas multilaterais e futuro do trabalho e emprego.
Estão ainda previstas reuniões bilaterais entre diferentes líderes.
Como país ocupante da Presidência, o Brasil será responsável por organizar a próxima cúpula, que deve ocorrer em novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA