Lula no Pará: Parlamentares e apoiadores avaliam como positiva agenda do presidente

Petista participou de evento no Galpão da Companhia Docas do Pará (CDP) para oficialização da capital paraense como sede da COP 30

Elisa Vaz

Apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram dentro e fora do evento realizado no Galpão da Companhia Docas do Pará (CDP), ao lado da Estação das Docas, neste sábado (17). Entre deputados e vereadores, eleitores e representantes do empresariado local, as palavras de quem compareceu à agenda foram de incentivo e apoio à presença do petista em território paraense.

O deputado estadual Carlos Bordalo (PT) acredita que o Brasil esteja atravessando um “período muito promissor de retomada de muitas coisas para a Amazônia e para o Pará”. Na opinião do parlamentar, o presidente Lula tem sinalizado que quer “virar a página” do papel da Amazônia e do Pará, tornando a região menos subordinada ao governo federal.

Entre as medidas anunciadas, a mais importante para o deputado é a realização da COP 30 em Belém. “É a mais importante atividade, o evento de debate climático, e isso sinaliza para onde o Pará tem que ir, revendo os seus próprios conceitos de desenvolvimento, implementando novos circuitos de atividades produtivas, sinalizando muito mais para valorizar a biodiversidade Amazônica, equilíbrio ambiental e social. Então, nós estamos animados, estamos bastante otimistas que, se Deus quiser, em pouco tempo, reduziremos a desigualdade nesse Estado”, afirma.

Vereador de Belém, Neném Albuquerque (MDB) também considera o evento “muito importante” para a capital paraense. Além disso, avalia como positiva a construção da segunda etapa do Porto Futuro: “É mais um espaço aqui sendo doado pelo governo federal, que vai transformar o turismo, dar incentivo também para os nossos artesanatos, e é muito importante a visita do presidente aqui”, diz. Projetos como esses, na opinião do parlamentar, poderão trazer várias reformas e melhorias nas áreas de transporte público e habitação, por exemplo.

Também vereador da capital, Renan Normando (Podemos) destaca a importância de ter a presença do presidente Lula em Belém, em parceria com o governador do Estado, Helder Barbalho” Que com essa COP 30 nós consigamos trazer cada vez mais investimentos que a nossa cidade e que o nosso Pará precisam. Então, é muito importante a presença do Lula aqui nesse evento e, se Deus quiser, daqui para frente, Belém vai se desenvolver cada vez mais”.

Apoio

O professor Ronaldo Campelo, de 53 anos, é apoiador do presidente Lula e foi até o local ao lado da esposa. Ele é de Abaetetuba e, como não pode estar na cidade para a retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, optou por participar da agenda em Belém, onde mora. Além de também manifestar seu apoio às medidas envolvendo a COP e o Porto Futuro II, o professor afirma ter ido ao evento para reencontrar companheiros e “curtir um pouco”.

“É um momento importante para a nossa cidade, fundamental e eu diria até tardio, porque nós somos amazônidas e se discute meio ambiente e sustentabilidade e nunca a Amazônia foi protagonista nisso. É um momento determinante, um divisor de águas Belém representar hoje a discussão do controle climático no planeta. Depois do que vivenciamos não apenas nesses quatro anos do governo Bolsonaro, mas uns oito anos nesse campo mais progressista, é fundamental que ele se reorganize para defender uma agenda contra a organização e o crescimento de um movimento conservador na sociedade brasileira”, opina.

Economia

Para o setor empresarial, a realização da COP 30 em Belém também é positiva. A presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), Elizabeth Grunvald, diz que a categoria está “super feliz” e que essa semana foi de “ótimas notícias”. Segundo a representante, empresários encontraram, no café da manhã de sábado (17), o ministro das Relações Exteriores e toda a comitiva do governo federal para prospectar alguns espaços para a COP.

“Hoje o presidente vem entregar os sete galpões para o governo do Estado e assinar a ordem de serviço do Porto Futuro II, portanto, é só alegria, é só otimismo. As entidades empresariais estão a postos, de mãos dadas e prontas para a gente fazer a melhor COP que a gente já teve. E temos as condições, porque a gente tem muita coisa boa para mostrar e muito trabalho bom para fazer”, argumenta.

Já o diretor-superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), Rubens Magno, garante que o impacto da COP 30 para os pequenos de Belém vai ser “muito grande”. Ele também destaca que o Sebrae está “completamente preparado” para ajudar o empresariado a alavancar seus processos.

“Sem dúvida, esse momento de assinatura de vários projetos, é uma forma de nós, cada vez mais, mostrarmos para a população amazônica a nossa força, a nossa pujança, mas, principalmente, a nossa organização como setor produtivo. Todas as federações estão irmanadas e direcionadas pelo governador para exatamente fazermos uma diferença muito grande no Estado do Pará e em Belém da Amazônia”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA