Lula: Justiça anula título de doutor honoris causa de ex-presidente

Juiz afirma que não ‘é razoável nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado judicialmente’

Redação Integrada com informações do Metrópoles
fonte

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) determinou a anulação do ato administrativo que concedeu o título de doutor honoris causa da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). A honraria foi recebida pelo ex-presidente em 23 de agosto de 2017, sendo que ele foi preso oito meses depois, pelo caso do tríplex do Guarujá, por determinação do ex-juiz Sergio Moro.

Em 2017, o ex-presidente Lula participou de cerimônia acadêmica, na universidade, quando recebeu o título das mãos do reitor da instituição, Jairo Campos.

O juiz Carlos Bruno de Oliveira Ramos, da 4ª Vara Cível de Arapiraca, diz, em sua sentença, que “não é razoável, nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado judicialmente e que ainda responde a outras ações penais”.

A ação foi movida pela advogada Maria Tavares Ferro, que é candidata a vereadora pelo PSDB em Maceió. Ela disputou, pelo partido Novo, o cargo de deputada federal, em 2018, mas não foi eleita.

Segundo o Instituto Lula, o ex-presidente é o brasileiro com mais títulos honoris causa nacionais e internacionais. O instituto também destaca Lula se recusou a receber quaisquer títulos de doutor honoris causa, durante os dois mandatos, por não querer fazer uso político dos prêmios.

O título de doutor honoris causa é uma honraria concedida por universidades a pessoas importantes, não necessariamente com graduação acadêmica, mas que se destacaram em determinada área, como arte, ciência e política.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA