CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula embarca para a Bélgica neste sábado; veja o que esperar da cúpula entre Celac e União Europeia

O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de julho na capital belga. Ao todo, cerca de 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos são esperados para o encontro.

O Liberal
fonte

Na noite deste sábado (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para Bruxelas, na Bélgica, onde participará da terceira reunião de cúpula entre Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE). Com embarque previsto para as 22h, na Base Aérea de Brasília, ainda haverá uma parada técnica para abastecimento, no Aeroporto Internacional do Recife, e a previsão de chegada na capital belga é às 16h10 do domingo (16) - ou 11h10 no horário de Brasília.

VEJA MAIS:

image Das 32 viagens de Lula pelo Brasil, 12 foram para estados do Nordeste e 11 para São Paulo
Em poucos mais de sete meses, petista fez três viagens à região Norte - duas para Roraima e uma para o estado do Pará

image Em seis meses, viagens de Lula ao exterior custaram R$ 7,3 milhões com hospedagem
Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo não considera a última viagem à Europa, na semana passada. Desde que retornou ao Planalto, presidente fez 12 viagens oficiais ao exterior

O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de julho na capital belga; a última cúpula aconteceu em 2015, no mesmo país. Lula foi convidado pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, que está no comando rotativo da União Europeia. O petista preside o Mercosul temporariamente, bloco que negocia um acordo comercial com a UE.

Ao todo, cerca de 60 líderes estrangeiros dos países componentes dos blocos são esperados para o encontro. A delegação brasileira levará à cúpula propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética e de defesa, além do combate à fome e aos crimes transnacionais.

As negociações para a conclusão do acordo de livre-comércio entre os países do bloco europeu e do Mercosul podem ser objeto das conversas, embora não esteja entre os principais temas da cúpula Celac-União Europeia. O Itamaraty informa que Lula levará ao evento o posicionamento brasileiro em relação às últimas exigências do bloco europeu para aprovar a assinatura do tratado.

Agenda

O presidente brasileiro também terá outros compromissos, apesar de a agenda não estar fechada. A lista prevê reuniões e encontros com líderes políticos e empresariais europeus, somando sete encontros bilaterais.

Lula deve se reunir com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo, além da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Também já foram confirmados compromissos com os representantes da Áustria e da Suécia.

Na segunda-feira (17), Lula participa do Fórum empresarial União Europeia - América Latina, pela manhã. À tarde, ocorre a sessão de abertura da Celac. No dia seguinte, ocorre a Cúpula da Celac-União Europeia. O retorno a Brasília está previsto para quarta-feira (19).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA