Lula avalia demitir cúpula da Abin em meio à investigação da PF
Investigações da Polícia Federal apontam para um possível conluio da atual gestão para blindar investigados de comporem um esquema espionagem ilegal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (`PT) avalia demitir da cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) após o avanço das investigações da Polícia Federal (PF) que apontam para um possível conluio da atual gestão para blindar investigados por esquema espionagem ilegal, a chamada "Abin Paralela". As informações foram divulgadas pelo blog da jornalista Andréia Sadi.
VEJA MAIS
Para investigadores da PF, permanência de integrantes do comando da agência se tornou “insustentável”. Segundo a jornalista, uma ala defende a demissão do diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, e do diretor Alessandro Moretti, ex-número 2 de Anderson Torres.
Investigações apontam que a Abin teria sido "instrumentalizada" para monitorar ilegalmente autoridades e pessoas envolvidas em investigações, e também desafetos do ex-presidente Jair Bolsonaro. O uso indevido da agência teria ocorrido durante a gestão do agora deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que comandou o órgão na gestão de Bolsonaro.
Nesta quinta-feira (25), a Polícia Federal deflagrou a Operação Vigilância Aproximada e cumpriram 21 mandados de busca e apreensão em Brasília/DF (18), Juiz de Fora/MG (1), São João Del Rei/MG (1) e Rio de Janeiro/RJ (1). Ramagem foi um dos alvos da operação.