CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Justiça afasta presidente do Conselho de Administração da Petrobras do cargo

A decisão judicial coincide com uma crise na liderança da Petrobras, que começou na semana passada

Luciana Carvalho
fonte

Nesta quinta-feira (11), a Justiça Federal de São Paulo determinou o afastamento do presidente do Conselho de Administração da Petrobras, Pietro Mendes, de suas atividades no colegiado. A decisão, emitida pelo juiz Paulo Cezar Neves Junior, da 21ª Vara Federal, foi resultado de uma ação popular movida pelo deputado estadual Leo Siqueira (Novo-SP). Além do afastamento, o magistrado também determinou a suspensão da remuneração de Mendes pelo exercício da função. A Petrobras tem o direito de recorrer da decisão. De acordo com relatos de fontes do governo Lula, a Advocacia-Geral da União (AGU) está considerando entrar com um recurso contra a liminar.

O deputado estadual argumentou que a nomeação de Pietro Mendes para o conselho da estatal representa um conflito de interesses, uma vez que ele também ocupa o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME), violando assim a Lei das Estatais. A indicação de Mendes é apoiada pelo titular da pasta, Alexandre Silveira (PSD), que exerce uma influência considerável sobre o colegiado.

VEJA MAIS

image Ações da Petrobras têm desvalorização de R$ 29,9 bilhões em apenas um dia
Queda vem após o presidente da companhia indicar menor pagamento de dividendos a acionistas

image Petrobras alcança recorde com valor de ações no mercado financeiro
Presidente da Petrobras afirma que o marco histórico reflete os esforços realizados ao longo do primeiro ano da nova gestão

image Presidente da Petrobras fala em acordo com Venezuela e possível reajuste de preço nos combustíveis
Vamos colocar a Venezuela no mapa de novo, diz Jean Paul Prates, sobre acordo do país vizinho com os Estados Unidos

A decisão judicial coincide com uma crise na liderança da Petrobras, que começou na semana passada. O CEO, Jean Paul Prates, foi alvo de uma intensa pressão de aliados, incluindo Silveira, enquanto o dirigente do BNDES, Aloizio Mercadante, foi cotado para substituí-lo. No entanto, uma semana após o auge da turbulência, Prates continua no comando da empresa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA