CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Jader Barbalho critica decisão do Ibama: 'demonstra que é contra o desenvolvimento do Brasil'

Senador pediu informações à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre as bases para a negar pesquisa da Petrobras envolvendo existência de petróleo na foz do Amazonas

O Liberal
fonte

O senador pelo Pará Jader Barbalho (MDB) criticou decisão do Instituto Brasileiro de Meio e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em negar licença ambiental à Petrobras para um teste pré-operacional na foz do Amazonas, necessário para os planos de exploração de petróleo na Margem Equatorial, região que abrange o litoral do Amapá ao Rio Grande do Norte. Nesta quinta-feira (7), Jader enviou um requerimento pedindo esclarecimentos à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre as bases para a decisão do órgão ambiental.

VEJA MAIS

image 'Ação do Ibama assume contornos de violação do interesse nacional', diz Aldo Rebelo
Ex-ministro e ex-presidente da Câmara dos Deputados argumenta que Brasil está sendo privado de usar seus recursos naturais, enquanto países vizinhos exploram o petróleo sob seus domínios

image Comissão de Minas e Energia da Câmara adia debate sobre exploração de petróleo na Margem Equatorial
Evento será realizado na próxima semana. Representantes da Petrobras e Ibama confirmaram presença

De acordo com informações divulgadas pela Petrobras, o primeiro poço, que busca investigar o potencial desta nova fronteira, se localiza a mais de 160 km do ponto mais próximo da costa e a mais de 500 km da foz do Rio Amazonas. Além da distância na superfície, a perfuração do primeiro poço está prevista para ocorrer a cerca de 2.880m de profundidade de lâmina d'água.

“Negar o licenciamento ambiental para esse tipo de pesquisa é negar a possível expansão das fronteiras exploratórias de petróleo, que podem trazer mais oportunidades para o Brasil e colocá-lo em posição de destaque no cenário internacional”, diz o senador no documento enviado à Marina. 

A Petrobras estima que seja possível retirar 14 bilhões de barris do combustível fóssil da região. Porém, precisa do licenciamento ambiental exigido por lei. Responsável por emitir esse documento, o Ibama desaconselhou a liberação da pesquisa exploratória no local e apontou “inconsistências técnicas” no pedido feito pela empresa petrolífera nacional. A decisão gerou uma crise dentro do próprio governo federal, onde ministros - entre eles Marina e o da pasta de Minas e Energia, Alexandre Silveira - possuem opiniões divergentes. 

image Estudo embasa estratégias para conter derrames de óleo na costa amazônica
Pesquisador defende compatibilidade da proteção ambiental com atividades petrolíferas

Jader Barbalho é pai do ministro Jader Filho (Cidades) e também do governador Helder Barbalho, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que já defendeu publicamente o início das pesquisas envolvendo exploração de petróleo na região. 

No requerimento encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente, Jader questiona quais são os pontos técnicos que serviram de embasamento para o Ibama negar o licenciamento ambiental para a perfuração de um único poço de pesquisa de petróleo na costa do Amapá, e em quais legislações estão amparados, além de questionar o motivo alegado pelo Ibama para não apresentar o laudo sobre os aprimoramentos feitos pela Petrobras no plano de emergência.

image 'Batendo cabeça sem necessidade', diz Paulo Rocha sobre divergências quanto à exploração de petróleo
O atual superintendente da Sudam criticou as divergências a respeito do debate sobre a pesquisa e exploração do petróleo na Margem Equatorial

O senador também encaminhou ofício ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, solicitando informações sobre as razões para a negativa de exploração técnica e pedindo cópia de todo o processo administrativo nº 02001.012852/2023-87, incluindo os pareceres do Ibama e todos os documentos enviados pela Petrobras. “É necessário dar transparência a todo esse processo”, diz o parlamentar.

“A Petrobras já perfurou cerca de 700 poços em águas rasas na região da Margem Equatorial Brasileira, que compreende a porção marinha entre os estados do Rio Grande do Norte e do Amapá, sendo cerca de 90 poços perfurados nas águas rasas na bacia da Foz do Amazonas. Então por que não permitir essa oportunidade para o Pará e o Amapá?”, pergunta.

image Ibama x Petrobras: Marina Silva e Alexandre Silveira se reúnem para debater exploração de petróleo
Ministros devem discutir sobre as tentativas da Petrobras de fazer uma perfuração de teste no mar para checar se de fato há petróleo na chamada Margem Equatorial

Para Jader Barbalho, a experiência bem-sucedida e o conhecimento acumulado com essas perfurações e em sua ampla atuação na Bacia de Campos e no pré-sal nas Bacias de Santos e Espírito Santo, habilitam a companhia a atuar em águas profundas nessa nova fronteira. “Negar o licenciamento ambiental para esse tipo de pesquisa é negar a possível expansão das fronteiras exploratórias de petróleo, que podem trazer mais oportunidades para o Brasil e colocá-lo em posição de destaque no cenário internacional”, afirma.

Ele ainda encaminhou ofício ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, solicitando a cópia de todos os documentos referentes ao pedido para realizar pesquisa exploratória na região. “Infelizmente, mais uma vez, o Ibama demonstra que é contra o desenvolvimento do Brasil e principalmente da região Norte, pois a pesquisa para encontrar petróleo na costa do Amapá poderia trazer mais riqueza e geração de emprego para milhares de famílias”, conclui o senador Jader.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA