Governo federal cria Secretaria Extraordinária e ratifica Belém como sede da COP 30

Anúncio da criação de uma pasta especial para tratar o evento em Belém aconteceu nesta quarta-feira (20)

O Liberal
fonte

Logo após desmentir um possível desmembramento das atividades para cidades do sudeste da 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre o Clima (COP 30), o governo federal publicou, nesta quarta-feira (20), um decreto que cria a Secretaria Extraordinária para tratar do evento na capital paraense. A pasta, vinculada à Casa Civil (do ministro Rui Costa), terá a atribuição de organizar, monitorar e impulsionar todas as ações de governo relacionadas à COP 30. O governo também ratificou que o evento acontece em novembro do ano que vem em Belém.

A ratificação deu-se na noite de terça-feira (19), após rumores de um possível “plano b”, que consistiria no fatiamento de agendas do evento para outras cidades do país. A situação, entretanto, logo foi desmentida. Em nota, o governo reafirmou que a COP 30 será realizada em Belém. “É compromisso desta gestão que a capital paraense sedie a conferência e disponha de infraestrutura e logística adequadas para receber o maior evento de discussão climática do mundo”, frisou a nota emitida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

VEJA MAIS

image Primeira visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Brasil começa por Belém
Em segundo mandato, Macron inicia agenda de compromissos na capital paraense na próxima terça-feira (26), e segue para Itaguaí (RJ) e Brasília (DF), acompanhado de Luís Inácio Lula da Silva

image Jader Filho diz que Belém receberá fórum e reuniões do G20 em 2024
Ministro das Cidades, Jader Filho informa que diversas tratativas com líderes mundiais estão em curso e anunciou para final de março a divulgação de outras obras contempladas pelo PAC Seleções

Os boatos causaram indignação nas redes sociais. A secretária de Cultura do Pará, Ursula Vidal, postou em suas redes que a situação foi lamentável e desinformativa. “É impressionante! Basta a Amazônia colocar a cabeça de fora; que nós sejamos relevantes, estratégicos na geopolítica nacional e mundial, para que o sudeste tente dar uma marretada na cabeça da gente”, opinou, acrescentando que a COP 30 em Belém terá as pessoas na centralidade. “Não será só business, vamos falar do que importa. E nós daremos conta”.

Decreto foi publicado quarta (20)

O anúncio - já previsto - da criação de uma pasta especial para tratar o evento em Belém, aconteceu na manhã seguinte, com a publicação do Decreto 11.955/2024, assinado pelo presidente Lula e publicado no Diário Oficial da União. “Antes mesmo da oficialização da cidade-sede, iniciamos o diálogo com o governador Helder e o prefeito Edmilson. O trabalho conjunto, organizado e com rápida tomada de decisão é definidor para o sucesso da realização deste megaevento ambiental”, frisou o ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao anunciar a nova Secretaria.

Além disso, Costa recordou da garantia do presidente Lula, durante o anúncio oficial de Belém como a cidade anfitriã da Conferência do Clima, sobre o comprometimento do governo federal na execução da COP. Segundo o ministro, o objetivo do Brasil é demonstrar globalmente que preservar a Amazônia implica em zelar pela biodiversidade, assegurar o bem-estar das comunidades locais, promover dignidade a essas populações, e enfatizar o papel crucial da floresta na luta contra o aquecimento global e as alterações climáticas.

Prefeitura avalia positivamente nova pasta

Para a Prefeitura de Belém, a criação da Secretaria da COP é positiva. Ao Grupo Liberal, a gestão municipal destacou que acompanhou os debates para a criação da nova pasta federal. A prefeitura acrescentou ainda que o “Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas, e os demais fóruns municipais, têm propósitos específicos e devem trabalhar de maneira cooperada com os governos federal e estadual e com a Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer com que a COP 30 deixe um legado positivo para a capital paraense”.

Ficará a cargo da Secretaria Extraordinária para a COP 30 a articulação necessária entre o município de Belém, o estado do Pará e o governo federal, além da interlocução com a Organização das Nações Unidas (ONU). Para isto, a pasta contará com 30 servidores, entre comissionados e servidores efetivos. Os cargos já existem na estrutura do Ministério da Gestão e Inovação, conforme informou o Planalto, e serão remanejados em caráter temporário até a finalização dos trabalhos da Secretaria, prevista para ocorrer em junho de 2026.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA