MENU

BUSCA

Ex-prefeito de Belém Duciomar Costa é intubado por complicações da pneumonia

Político havia melhorado da doença e estava sendo tratado em apartamento, mas teve piora

Elisa Vaz / O Liberal

O ex-prefeito de Belém Duciomar Costa foi intubado na manhã desta quarta-feira (8) com complicações do quadro de pneumonia. Ele deu entrada no Hospital Adventista de Belém no dia 2 deste mês, quando foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No dia 4, ele recebeu alta da unidade e passou a ser tratado em um apartamento, com quadro estável, mas agora teve piora, segundo a médica Aranda Haber, sobrinha de Duciomar, que o acompanha clinicamente.

“Ele foi intubado porque o quadro se agravou. Ele evoluiu com desconforto respiratório, aumento da pressão arterial e rebaixamento de nível de consciência e acabou precisando da intubação. Está estável, sem piora radiológica, mas ainda não sabemos o que aconteceu. Mudamos o antibiótico, os exames laboratoriais já tinham melhorado, mas agora estamos investigando. Vamos fazer tomografia e ressonância para saber o que houve. Sabemos do quadro infeccioso pneumônico, mas não sabemos se houve alguma complicação neurológica que influenciou no rebaixamento de nível de consciência”, explica.

VEJA MAIS

Ex-prefeito de Belém, Duciomar Costa é internado em UTI de hospital particular
Informação foi confirmada por fontes ligadas ao ex-prefeito e à unidade de saúde

Entenda o que é a ELA, doença que deixou Duciomar Costa em cadeira de rodas há seis anos
Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva, provocando paralisia motora irreversível

Duciomar Costa governou Belém por dois mandatos, entre os anos de 2005 e 2013. Além da pneumonia, o ex-prefeito sofre de uma doença neurológica degenerativa que provoca paralisia motora. Segundo Aranda, o quadro vem sendo investigado há cinco anos, mas ainda não houve um diagnóstico confirmando que é Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Política