MENU

BUSCA

Entenda o que é a ELA, doença que deixou Duciomar Costa em cadeira de rodas há seis anos

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva, provocando paralisia motora irreversível

O Liberal

No ano de 2017, quando foi preso sob a acusação de desvio de recursos da Prefeitura, Duciomar Costa chamou a atenção de muitas pessoas ao chegar à sede da Polícia Federal em Belém em cadeira de rodas. O estado de saúde do ex-prefeito passou a ser um dos assuntos comentados na época e descobriu-se, então, que ele fazia tratamento contra Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma das principais doenças neurodegenerativas ao lado das doenças de Parkinson e Alzheimer. Uma fonte ligada a Duciomar informou que ele foi diagnosticado com a doença em 2015.  

VEJA MAIS

Para confirmar o diagnóstico, o médico especialista pode solicitar exames de sangue, para descartar outras doenças; teste respiratório, para verificar se os músculos do pulmão foram afetados; tomografia computadorizada ou ressonância magnética da coluna cervical, para garantir que não exista uma doença ou lesão no pescoço, que pode ser semelhante à ELA; eletromiografia, para ver quais nervos não funcionam corretamente; teste genético, se houver um histórico familiar de ELA; tomografia computadorizada ou ressonância magnética da cabeça, para excluir outras doenças/estudos de condução nervosa; testes de deglutição; punção lombar.

Como é feito o tratamento?

Começa com um medicamento chamado riluzol, que é distribuído gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele reduz a velocidade de progressão da doença e prolonga a vida do paciente. Fisioterapia, reabilitação, uso de órteses, de uma cadeira de rodas ou outras medidas ortopédicas podem ser necessárias para maximizar a função muscular e o estado de saúde geral, conforme cada caso e de acordo com a evolução da doença.

Também é necessário o acompanhamento de um nutricionista, pois os pacientes tendem a perder peso.

No âmbito da reabilitação, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) pode englobar medidas relacionadas à dor, prevenção de contraturas musculares e articulares fixas com uso de órteses, tratamento das dificuldades da fala, da deglutição, dificuldades respiratórias e suporte familiar. Esses tratamentos podem ser feitos nos Centros Especializados em Reabilitação do SUS.

Saúde