CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Posse de Lula: Entorno da Esplanada dos Ministérios já registra intensa movimentação

Apoiadores do presidente eleito começaram a chegar nas primeiras horas da manhã deste domingo (1º). A expectativa é de que 300 mil pessoas passem pela região

O Liberal

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), amanheceu bastante movimentada neste domingo (1º). Desde as primeiras horas da manhã diversas caravanas vindas de diferentes locais do Brasil chegavam para acompanhar a cerimônia de posse do presidente da República eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). Ainda antes das 7h, milhares de simpatizantes e apoiadores do presidente já percorriam as vias de acesso N1 e S1, rumo ao gramado central da Esplanada. A expectativa é que cerca de 300 mil pessoas acompanhem o evento.

[ínstagram=Cm4GMy2KNb8]

VEJA MAIS

image Posse de Lula: apoiadores fazem fila em Brasília neste domingo (1º)
Evento terá início apenas durante a tarde, mas movimenta a capital federal desde cedo

image Como foi a posse de Lula: veja o que aconteceu, quem passou a faixa e os detalhes da cerimônia
A sessão solene aconteceu no Congresso Nacional, em Brasília (DF), onde Lula recebeu, oficialmente, o posto de presidente da República; veja

Muita gente chegou bem cedo para garantir um bom lugar. A fila na Praça dos Três Poderes, próximo à rampa do Palácio do Planalto, por onde o presidente eleito e o cortejo de autoridades passará, já registra quilômetros de extensão. Eles sairão da Catedral Metropolitana com destino ao Congresso Nacional às 14h. A cerimônia de passagem da faixa presidencial deverá acontecer às 15h. 

O Estádio Mané Garrincha, localizado no Setor Norte, foi um dos pontos escolhidos para acolher as caravanas. Centenas de pessoas que chegaram ainda no sábado (31/12) para acompanhar a posse presidencial, montaram barracas e passaram a noite acampados nas galerias de acesso às arquibancadas.

image Ônibus de caravanas vindas de vários pontos do País fazem fila no entorno do Estádio Mané Garrincha, onde centenas de pessoas passaram a noite (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

Segurança

Em virtude das ameaças registradas nas últimas semanas e para assegurar que nenhum incidente aconteça, todos que chegam passam por pontos de revista, perto dos ministérios da Economia — para entrar na área dos shows — e da Justiça e Segurança Pública — para acessar a Praça dos Três Poderes. A entrada ocorre apenas pela via N1, do lado Norte do Eixo Monumental. 

Estão proibidos porte e uso de armas brancas ou de fogo e a entrada com objetos pontiagudos, garrafas de vidro e latas, hastes de bandeira, espetos de churrasquinhos, apontador a laser, armas de brinquedo, barracas, tendas, fogões, fogos de artifício, substâncias inflamáveis, drogas ilícitas, dispositivos de choque elétrico ou sonoro e álcool líquido.

image Apoiadores e simpatizantes do presidente Lula chegaram ainda no sábado (31/12) para garantir um bom lugar na cerimônia de posse e passaram a noite acampados no Estádio Mané Garrincha (Cláudio Pinheiro / O Liberal)

 

Manifestações de grupos contrários ao presidente não serão permitidas na área central de Brasília e os atos realizados fora dessa região serão monitorados. Além disso, apenas as forças de segurança e equipes de filmagens autorizadas poderão operar drones nessa área.

Pelo menos 1,5 mil agentes de segurança, entre policiais federais, civis e militares do Corpo de Bombeiros, estarão a postos em todo o quadrante ao redor da Esplanada dos Ministérios. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA