Dilvanda Faro é eleita presidente da Comissão da Amazônia na Câmara

Paraense afirma que colegiado pretende manter atuação como espaço de acolhimento para movimentos sociais

O Liberal
fonte

A deputada paraense Dilvanda Faro (PT) foi eleita, na terça-feira (12), presidente da Comissão da Amazônia e Povos Originários da Câmara dos Deputados. Alcançando 9 votos de um total de 10, o mandato de Faro irá durar um ano. Os ocupantes dos demais cargos (1ª, 2ª e 3ª vice-presidências) serão definidos nas próximas reuniões.

Dilvanda Faro afirmou que o colegiado pretende manter a atuação de ser um espaço de acolhimento para os movimentos sociais, como ocorreu no primeiro ano da comissão, em 2023, quando foi presidida pela líder indígena e deputada Célia Xakriabá (Psol-MG).

VEJA MAIS

image Câmara dos Deputados elege comandos de 19 comissões permanentes; veja lista
Eleições iniciaram nesta quarta-feira (6) e devem ser retomadas na semana que vem, para definir a presidência dos outros 11 colegiados

image Câmara aprova projeto de Tarifa Social de Água e Esgoto para pessoas de baixa renda
Texto irá retornar ao Senado com modificações, e prevê o estabelecimento de diretriz nacional para o benefício que já é aplicado em alguns estados brasileiros

image Comissão da Câmara aprova proposta para que igrejas paguem menos impostos
Para que a proposta seja aprovada, serão necessários os votos de pelo menos 308 deputados em dois turnos

“Essa é uma comissão nova e não por acaso foi uma mulher a sua primeira presidente, transformando em realidade para nossos parentes indígenas a apresentação de suas pautas, demandas, desafios, e possibilidade de se construir um Brasil para todos”, disse Dilvanda.

A deputada reforçou que a meta é ampliar a agenda do colegiado para ouvir demandas de todos os povos tradicionais, como ribeirinhos, quilombolas, ciganos e povos de matriz africana. “Eu sou uma cabocla ribeirinha da beira do rio Guamá, lá do Pará, e eu entrei numa trajetória política porque não tinha energia na minha comunidade”, contou a deputada.

Exercendo o primeiro mandato, Gilvanda Faro foi a 1ª vice-presidente desta mesma comissão no ano passado. Na última legislatura, foi deputada estadual no Pará.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA