CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Deputados votam hoje projeto de lei que estende período final de contratos temporários do Estado

A proposição é de autoria do governador do Pará, Helder Barbalho, e já teve parecer favorável das comissões de análise

Camila Azevedo
fonte

A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) vai votar, nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei Complementar Nº 17/23 que prorroga o prazo de vigência de contratos temporários firmados no estado. A matéria altera o artigo 3º da Lei Complementar Estadual nº 131, tramita em regime de urgência na Casa e já tem pareceres favoráveis das comissões de Justiça e Finanças. Os parlamentares devem apreciar, também, a instituição do Prêmio de Desempenho e Inovação, destinado a magistrados e servidores do Poder Judiciário.

A proposta de alterar o prazo dos contratos temporários no Pará é do governador do estado, Helder Barbalho, e vale para quem deixaria os cargos entre 1° de dezembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024. Se aprovado, o novo limite passa a ser 31 de janeiro de 2025, conforme critérios da Administração Pública Estadual. A medida considera que o Pará avançou na ocupação de cargos efetivos por meio de concursos públicos, porém, não foi possível substituir todas as funções interinas.

VEJA MAIS

image Alepa instala Comissão Temporária Externa para acompanhar reforma tributária no Congresso Nacional
Grupo de trabalho da Assembleia Legislativa do Pará está programado para atuar por 90 dias

image Manifestantes protestam em Belém contra a possível privatização dos serviços da Cosanpa
Manifestação está sendo realizada em frente à Alepa, na manhã desta terça-feira

image Alepa debate Diálogos da 1ª Infância, da Criança e do Adolescente da Amazônia
Projeto criado pela deputada Ana Cunha, conta com apoio do presidente da Alepa, deputado Chicão, que garante que o debate percorrerá as câmaras municipais do Pará

Isso porque, conforme justifica o governador, há limitações “impostas nos últimos anos (Lei Complementar Federal n° 173, de 2020 e restrições eleitorais de 2022)”. Helder afirma, no documento enviado à Alepa, que a proposição tem como objetivo “a manutenção da prestação dos serviços públicos à sociedade de maneira célere e eficaz, garantido que a população paraense possa usufruir de maneira ininterrupta”, visando que não haja prejuízos para a população.

Prêmio Desempenho e Inovação

O Projeto de Lei (PL) que institui o Prêmio Desempenho e Inovação é de autoria do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e corresponde um reconhecimento anual de resultados, como o alcance de metas de desempenho e adoção de soluções de inovação pelos magistrados e servidores do TJ. A pauta, que também será votada em regime de urgência, já teve pareceres favoráveis das comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização Financeira e Orçamentária.

Matérias em regime normal

Outros cinco PLs, um projeto de indicação e um projeto de resolução serão votados pelos deputados nesta terça-feira (12) em regime normal. Entre eles, está a proposição do deputado estadual Dirceu Ten Caten (PT), que visa declarar como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial e como Expressão Cultural do Estado do Pará a Cultura Alimentar Paraense. As comissões de Justiça e Cultura, que avaliaram a pauta, deram parecer favorável.

Apreciação preliminar

De acordo com a pauta do dia, os parlamentares vão examinar os aspectos jurídicos do PL Nº 80/2023, de autoria do deputado Ronie Silva (MDB), que dispõe sobre prioridades para atendimento e emissão de laudos por órgãos de medicinas legal do Pará para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de vítimas de estupro de vulneráveis. A Comissão de Justiça da Alepa deu parecer contrário à pauta.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA