Deputados paraenses defendem que ciência e pesquisas orientem liberação ou não do uso de máscaras

Parlamentares acreditam que pode ser precipitado, neste momento, tornar não obrigatório o uso da máscara

Natália Mello
fonte

Os deputados paraenses Dr. Galileu (PSC), Dr. Jaques Neves (PSC) e Toni Cunha (PTB) avaliaram, nesta terça-feira (8), a possibilidade de flexibilização do uso da máscara no Pará, após a liberação da obrigatoriedade do uso do acessório tanto em espaços abertos quanto fechados em algumas cidades do País. Os parlamentares acreditam que pode ser precipitado, neste momento, abandonar o uso do item de prevenção à covid-19.

Outras capitais já vem diminuindo a seriedade das restrições, com a permissão do não uso da máscara em ambientes ao ar livre, e são elas Florianópolis, São Luís, Cuiabá, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo. “A gente sabe que é um debate que está sendo nacional, e no momento nós ainda não temos nenhum estudo que comprove que a gente não precisa da máscara, então o nosso posicionamento, ainda neste momento, é contra essa liberação do uso de máscara para a população. Nós vamos usar todos os meios que são necessários para combater e para tentar controlar a pandemia. Então nós somos a favor da vacinação, do uso de máscaras, de usar álcool em gel e lavar as mãos com sabão”, declarou o deputado Dr. Galileu.

VEJA MAIS

image Veja quais estados já desobrigaram o uso de máscara total e parcialmente
Sete estados e o Distrito Federal já suprimiram o uso do acessório e várias capitais estudam a possibilidade

image Macapá suspende uso de máscara em locais abertos
Novo decreto também estende horário de eventos sociais noturnos

De acordo com o deputado, é preciso esperar uma maior cobertura vacinal, para que a população possa, em sua maioria, estar com a segunda dose do imunizante contra o coronavírus. “Nós temos um avanço, mas não acho que o momento é oportuno para não usar a máscara. Vamos aguardar um pouco mais o avanço da vacinação para que a gente possa então poder discutir esse assunto e, se for possível, liberar o uso de máscara”, disse Galileu.

O deputado Toni Cunha afirmou que, sempre que se tratar de questões científicas, as orientações das autoridades de saúde devem ser seguidas. Por mais que ele seja contra a obrigatoriedade da vacina, ele afirma ser o melhor caminho e acredita que todos devem se vacinar, e pontua que a máscara é um instrumento de proteção, tanto pra quem usa quanto para as outras pessoas.

“Eu entendo que nós, parlamentares, que não somos especialista em saúde pública, cabe tão somente escutar a voz dos especialistas. Se neste momento, devido ao arrefecimento da Covid-19, os especialistas entenderem que já é possível retirar a máscara, é lógico que é muito mais confortável. Mas a gente defende que essa decisão seja técnica tomada exclusivamente pelas autoridades de saúde; se entenderem que ainda é muito cedo, eu sou a favor que continuemos a usar máscara, em síntese”, ressaltou.

Já o médico e deputado Dr. Jaques Neves também defende que se aguarde as autoridades sanitárias para que todos tenham segurança para retirar essa máscara. “Não é o que eu acho, o melhor é o que é a ciência diz, a gente precisa ter muito bem alinhado sobre a taxa de transmissão, porque o vírus se propaga sobretudo através das cutículas de saliva que saem da nossa boca quando falamos ou quando a gente espirra, e a gente precisa ter a ciência de como é que está essa taxa. Esse é um desejo de todos nós, que queremos tirar essa máscara, mas por medida de segurança, enquanto a gente não tem esses dados científicos, o melhor é continuar cuidando”, finalizou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA