CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Assista ao vivo à posse dos deputados estaduais do Pará nesta quarta-feira (1º)

Mesa Diretora da Casa será eleita na sequência do ato de posse

O Liberal

Os 41 deputados estaduais do Pará eleitos no ano passado tomam posse nesta quarta-feira (1)º, no Palácio da Cabanagem, na Cidade Velha, em Belém. O ato, que também dá início à 61ª legislatura (2023-2027), deve começar às 9h, com transmissão ao vivo pela TV e Rádio Web da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), além das mídias sociais oficiais da instituição. Logo após a posse, terá início a eleição da Mesa Diretora da Casa, para um mandato de dois anos. O deputado Chicão (MDB), reeleito em outubro, deve concorrer novamente ao cargo de presidente. 

VEJA MAIS

image Veja quem são os novos deputados estaduais a partir desta quarta e quem está de saída da Alepa
Taxa de renovação do legislativo estadual é de quase 50%

 

A posse dos novos parlamentares representa uma renovação de 46,3% do quadro de parlamentares da Alepa, visto que, dentre os 41 deputados, 19 são novatos e outros 22 conseguiram se reeleger. O MDB foi o partido que mais se destacou no pleito ao eleger 13 parlamentares. 

image O número de deputadas estaduais mulheres caiu de dez para sete, nesta nova legislatura da Alepa (Celso Lobo/ Alepa)

 

image Gastos com salários de deputados estaduais já subiram 16% em 2023
Decreto publicado no Diário Oficial do Estado atualizou valores de remunerações para parlamentares e cargos do Executivo

image Congresso reforça segurança para posse de deputados e senadores na próxima quarta (1º)
Objetivo é evitar qualquer tentativa de invasão e quebra-quebra como a que ocorreu no dia 8 de janeiro, em Brasília. Data também será marcada pela eleição dos novos presidente da Câmara e Senado

image Deputados e senadores eleitos no Brasil tomam posse dia 1º de fevereiro
Além da cerimônia de posse dos parlamentares, será realizada também a eleição da nova Mesa Diretora de cada Casa Legislativa

Recuo na bancada feminina

A nova legislatura também marca um recuo na bancada feminina que, até o ano passado, contava com dez deputadas mulheres, o maior número da história da Casa. No entanto, nesta nova legislatura, cairá para sete o número de mulheres com assento na Casa. 

Conseguiram se reeleger Ana Cunha (PSDB), Cilene Couto (PSDB) e Diana Belo (MDB). Deixaram o cargo Dra. Heloísa (PSDB), Michele Begot (PSD), Paula Gomes (MDB) e Professora Nilse (PDT), que não conseguiram votos suficientes nas urnas. Além disso, Dilvanda Faro (PT) e Renilce Nicodemos (MDB) deixaram a Alepa para se tornarem deputadas federais. Já Marinor Brito (PSOL), que disputava o cargo de deputada federal, não conseguiu se eleger.

Rito da posse

A direção dos trabalhos, durante a posse, deverá ser do último presidente da Casa, o deputado Chicão, reeleito no pleito de outubro. Depois de um rito que prevê a entrega de documentos, os deputados farão o juramento e efetivamente tomarão posse dos cargos. Em seguida, acontece a eleição da Mesa Diretora para o mandato de dois anos. É permitida a reeleição dos membros da Mesa Diretora. A votação se dá por escrutínio secreto e pelo sistema eletrônico, exigindo maioria absoluta dos votos, em primeiro escrutínio e maioria simples, em segundo escrutínio.

Diplomação dos eleitos

A diplomação dos candidatos eleitos no Pará, no pleito de 2022, ocorreu no último dia 21 de dezembro. Conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), a cerimônia marcou a entrega dos diplomas para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador e suplentes de senador, vice-governador e governador.

Novo Congresso Nacional também toma posse nesta quarta-feira

Os deputados federais e senadores eleitos em 2022 também tomam posse nesta quarta-feira (1º), no Congresso Nacional. O Pará, que elegeu Beto Faro (PT) como senador e mais 17 deputados federais, vê o número de representantes mulheres aumentar nesta nova legislatura, saindo de duas - Elcione (MDB) e Vivi Reis (PSOL) - para cinco: Dra. Alessandra Haber (MDB); Elcione (MDB); Renilce Nicodemos (MDB); Dilvanda Faro (PT) e Andreia Siqueira (MDB). 

A renovação da bancada paraense na Câmara dos Deputados chega a 53%, já que dos 17 integrantes da última legislatura, apenas oito conseguiram a reeleição. Nesta nova configuração, o MDB terá o maior número de cadeiras: nove; seguido do PL, com três deputados federais. O PT fica com dois parlamentares, assim como o PSD. O União Brasil tem um representante. 

Veja como fica a bancada paraense na Câmara dos Deputados, por partidos: 

  • MDB - 9 representantes
  • PL - 3 representantes
  • PT - 2 representantes
  • PSD - 2 representantes
  • União Brasil - 1 representante
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA