CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Deputado pede abertura de Comissão Parlamentar para acompanhar crise da ponte de Outeiro

Miro Sanova (PDT) acredita que deputados devem acompanhar obras e alternativas de transporte vigentes

O Liberal

O deputado estadual Miro Sanova (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa do Estado do Pará um pedido de abertura de Comissão Parlamentar Temporária para acompanhar as obras de reparo e toda a crise relativa ao acidente que inviabilizou o trânsito na ponte de Outeiro, distrito de Belém com mais de 80 mil habitantes.

No dia 17 de janeiro, uma balsa atingiu a ponte e danificou a estrutura do equipamento. As obras devem durar sete meses. Segundo Sanova, a situação é crítica por conta da quantidade expressiva de pessoas que dependem da travessia diariamente. Ele visitou o local e constatou que o parlamento deve acompanhar de perto os impactos do incidente.

"[O objetivo da Comissão é] acompanhar a situação da ponte até que as obras sejam concluídas. Estamos na espera que seja votado o requerimento já na próxima sessão ordinária, na volta dos trabalhos", afirma.

De acordo com o parlamentar, é necessário observar questões operacionais do cotidiano do transporte por lanchas e balsas. Isso porque, segundo ele, dois problemas estão tornando a situação ainda pior: os ônibus do transporte rodoviário municipal estariam parando muito longe do trapiche de onde partem as balsas e há muitas aglomerações por conta do número de pessoas que utilizam o transporte. Ele encaminhou um ofício à administração municipal solicitando a distribuição de máscaras e álcool em gel no ponto de embarque das balsas, bem como a instalação de um posto de vacinação. 

image Sanova acredita que Alepa deve acompanhar de perto obras da ponte (Divulgação)

Também deputado estadual, Igor Normando (Podemos) concorda com a abertura da Comissão. "É uma obra importante para a retomada da vida daqueles que moram em outeiro, trabalham em outeiro. Então pra gente como parlamentar é muito importante estar acompanhando esse serviço até para ajudar e fiscalizar na celeridade dessa obra", avalia. 

A esfera municipal também acompanha os transtornos que o incidente causou para a população de Outeiro. O vereador Fernando Carneiro (Psol) acredita que para além do reparo imediato, é necessário pensar em alternativas que garantam um dia a dia mais dinâmico para os moradores da ilha. Segundo ele, o quiprocó causado pelo acidente da ponte é uma oportunidade de reacender este debate.

"Precisamos pensar na construção de anteparos e proteção aos pilares das pontes para evitar justamente que os pilares sejam danificados em casos de colisão. Isso já existe em vários lugares do Brasil. Outeiro precisa de uma atenção especial por conta do abandono de políticas públicas ao longo dos anos. Precisamos pensar também na construção de uma outra ponte, do centro de Icoaraci até Outeiro. Quem conhece Outeiro sabe que o Fama e o Fidélis não tem nada a ver com a Brasília. Precisa de uma dinamização de acesso da ilha de outeiro e precisamos pensar isso de uma maneira estratégica", afirma ele, ao lembrar que o transporte fluvial permanente para Outeiro, pois é preciso abraçar todos os modais para que o transporte na região se desenvolva. 

image Balsas e navios estão sendo utilizados como medidas paliativas ((O Liberal))

Já Allan Pombo (PDT), vereador líder do governo na Câmara Municipal de Belém, informou para a reportagem que uma comissão de parlamentares estará em Outeiro amanhã (27) para tomar pé da situação que ele classificou como "lamentável.

"É importante acompanhar. Lógico que nada que você faça vai substituir a ponte, que possibilitava a mobilidade de maneira efetiva e rápida. Infelizmente são medidas paliativas até que seja cumprida a obra. A Prefeitura deu uma salva guarda para a população atingida, com assistência e auxílio emergencial, para os barraqueiros e trabalhadores informais. Isso ajuda a conter a crise financeira advinda do acidente pois além da ilha ter muitos moradores a ilha é turística e muitas pessoas sobrevivem deste turismo", diz.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que está reforçando os serviços na ilha e que a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dr. Camillo Vianna está desde quarta-feira, 26, atendendo às pessoas que apresentam sintomas gripais e da Covid-19, aplicando teste de antígeno e consultas médicas, atendendo uma média de 80 pessoas. 

"O serviço de urgência e emergência também foi reforçado com duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu), uma em Outeiro e a outra em Icoaraci, estacionadas próximas ao locais de travesia da população, além da ambulancha Taynara. Para garantir o transporte dos profissionais da saúde, que trabalham em Outeiro, a Sesma disponibilizou um barco que faz o trajeto Icoaraci/ Outeiro, todos os dias, nos horários das 7h, 12h e 19h", afirma o órgão. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA