CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Deputado faz pedido de estudo para implantação de Hospital Regional em São Sebastião da Boa Vista

Municípios de Curralinho, Muaná, Limoeiro do Ajuru e Oeiras do Pará estariam sendo prejudicados por atendimento precário em saúde.

Natalia Mello
fonte

O deputado Orlando Lobato (PMN) protocolou, nesta terça-feira (28), um pedido de estudos por parte do governo do Estado para a implantação de um Hospital Regional no Marajó para atender a população que reside no entorno do município de São Sebastião da Boa Vista. Em reunião na Câmara Municipal de Vereadores de Limoeiros do Ajuru, o parlamentar alega ter recebido queixas das dificuldades de atendimento em saúde não só nesta cidade e em São Sebastião da Boa Vista, mas ainda em cidades próximas, como Curralinho, Oeiras do Pará e Muaná.

“As unidades não estão preparadas para dar conta do atendimento, não é fácil se deslocar para o atendimento em Breves, a maioria das vezes por meio de transporte fluvial. Também não está próximo do município de Cametá, onde tem um hospital regional. Se somam um total de 163 mil habitantes nos municípios citados que precisam de atendimento em saúde e estão prejudicados”, afirmou o parlamentar.

Para o deputado Carlos Bordalo, marajoara de Curralinho, não será fácil ou rápido o processo para um melhor atendimento do povo do arquipélago, mas ele se coloca à disposição e favorável à iniciativa, por afirmar conhecer de perto a realidade da região. “Muito lúdica a proposta, sei que não é fácil conseguir um consenso para que esse dispositivo seja instalado no município de São Sebastião da Boa Vista e eu concordo com a proposta. Mas, para avançar, temos que tirar a nomenclatura de Hospital Regional e quem sabe tenhamos um atendimento de média complexidade e, se possível, até alta complexidade, para estes municípios”, ressaltou.

O parlamentar Jaques Neves lembra que a proposta do Hospital Regional é descentralizar a saúde, então, para ele, é preciso que os hospitais de alta complexidade todos contem com UTI e suporte para hemodiálise e tomografia, para que possam atender as urgências mais frequentes do Estado. “O Qualifica Pará vai dar mais suporte a isso, mas precisa também o perfil do hospital atender àquela especialidade, e há a reclamação de todos sobre a questão de leitos. O Hospital Regional de Tucuruí é o único porta aberta para aqueles que não encontram leitos em hospital municipal, em UPA, e isso é importante”, declarou.

Sobre a atuação da saúde na gestão do governador Helder Barbalho, a líder do governo na Alepa, deputada Cilene Couto, destacou a entrega de hospitais importantes em várias regiões do Estado, a partir de um trabalho “sistêmico e continuado”, que fez com que a população possa contar com o Hospital Regional do Tapajós, de Castanhal – este último entregue na gestão atual, o Hospital Público de Castelo dos Sonhos – distrito de Altamira, e ainda o Abelardo Santos.

“Durante a pandemia, com o trabalho de profissionais de saúde comprometidos, esses hospitais foram locais em que se salvaram vidas. O Pará foi um dos estados que mais investiram em saúde, o trabalho feito nos hospitais de campanha, o investimento no Hospital Regional do Marajó, de forma histórica, inclusive com a implantação do Centro de Hemodiálise da unidade. No Hospital de Castanhal, daqui a um mês haverá a entrega de um Centro Cirúrgico, onde os equipamentos estão em procedimento licitatório nesse momento”, esclareceu.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA