Damares incentiva filiação de mulheres no Republicanos em evento em Belém

A senadora e ex-ministra da Mulher do governo Bolsonaro reuniu com filiadas e pré-candidatas da região Norte.

O Liberal
fonte

O partido Republicanos realizou 1º Encontro das Republicanas Região Norte com a presença da senadora Damares Alves, secretária nacional do Republicanos Mulher, na última sexta-feira (25), em Belém, no hotel Grand Mercure. Na ocasião, foi lançada a campanha "Mulher, Tome Partido", que visa atrair mais filiadas à legenda e estimular as candidaturas femininas nas próximas eleições municipais.

Antes de uma conversa com uma ampla a plenária de mulheres do Pará e também vindas dos estados do Tocantins, Amapá, Roraima, Rondônia, Amazonas e Acre, Damares reuniu de forma mais reservada com mandatárias do Republicanos. “O partido lançou campanha de filiação. Hoje fizemos um treinamento para quem já é vereadora e pré-candidata, mas a gente quer chamar toda a população para vir conhecer o partido, conhecer a nossa proposta e as mulheres tomarem atitude, tomarem partido e ocuparem os espaços no Brasil”.

VEJA MAIS

image Damares Alves já está em Belém para lançar campanha ‘Mulher, Tome Partido’
Senadora pelo Distrito Federal, parlamentar participa na capital do 1º Encontro Mulheres Republicanas – Região Norte

image Senadora Damares estará em Belém nesta semana para evento voltado às mulheres
Objetivo do evento do Republicanos é fortalecer a presença e influência feminina na política

image Auditório em que as filiadas assistiram a exposição de Damares. (Carmem Helena/ O Liberal)

“A palestra de Damares visa a conscientização e o envolvimento da mulher na política. E também mostrar que nós, do Republicanos, não somos radicais, mas moderados, nós debatemos. O Republicamos está dentro de um posicionamento conservador, mas conservador de diálogo”, disse o presidente estadual do Republicanos, Evandro Garla, que também é secretário de Justiça do governo do estado. “Quando a senadora vem para o estado do Pará, ela demonstra para toda a sociedade, inclusive para os nossos amigos do Marajó, o quanto ela respeita e gosta do estado do Pará, mesmo não sendo uma senadora daqui”, acrescentou.

Ele antecipa que o partido planeja lançar candidatos às prefeituras e às Câmaras de Vereadores em todo o país, inclusive no Pará e em Belém, e, para isso, conta com a ampla participação feminina. “No Republicanos não tratamos de cota para as mulheres (30% das candidaturas têm que ser femininas, segundo a Emenda Constitucional 117). Para nós, a mulher é essencial dentro do processo político e dos debates.  Sempre lançamos candidatas acima do (mínimo) solicitado. Queremos mais mulheres disputando as eleições (em 2024). Queremos inverter a cota de gênero, deixando 70% das vagas para as mulheres e 30% para os homens”, afirma Garla.

image Evandro Garla, dirigente estadual do Republicanos. (Carmem Helena/ O Liberal)

Belém e Pará

“Em 2020, o Republicanos disputou a eleição de Belém com cabeça de chapa (Vavá Martins concorreu a prefeito). Temos tamanho para conversar sobre disputar as eleições no município de Belém em 2024. Temos bons quadros e estamos buscando novos nomes para se somar a esse projeto aqui em Belém”, disse o dirigente estadual sem adiantar possíveis candidaturas.

A legenda conta atualmente com os deputados estaduais, Fábio Freitas e Josué Paiva; os prefeitos de Marituba, Patrícia Alencar, e Oriximiná, William Fonseca, o “Delegado Fonseca”. Recentemente, segundo Evandro, se filiaram ao Republicanos os vice-prefeitos de Rio Maria, Cleide Matos, a “Cleide do Salão”, e de Xinguara, Vilmones da Silva.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA