CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coronel que comandava segurança em Brasília foi preso suspeito de omissão

Prisão preventiva foi determinada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes

Emilly Melo
fonte

A operação deflagrada pela Polícia Federal para investigar os responsáveis pela segurança do Distrito Federal, que atuaram em 8 de janeiro, prendeu o coronel Jorge Eduardo Naime, ex-chefe do departamento operacional da Polícia Militar do DF, nesta terça-feira (7). A suspeita é de omissão durante os ataques às sedes dos Três Poderes.

A prisão foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e cumprida em nova fase da operação Lesa Pátria, deflagrada pela PF. 

VEJA MAIS 

image Mais três inquéritos sobre atos golpistas são abertos no Supremo
Agora existem sete investigações no STF sobre atos antidemocráticos

image PGR denuncia mais 152 pessoas pelos atos golpistas; total chega a 653
Além de condenação por crimes, há pedido de pagamento de indenização

image Moraes nega suspensão da posse de 11 deputados acusados de incitar atos golpistas
Pedido foi feito por advogados do Grupo Prerrogativas

Em nota, a defesa do coronel afirmou que “Naime agiu conforme a lei e a técnica, realizando todas as prisões ao alcance das condições materiais com as quais contava no momento” e que “o avanço das investigações demonstrará a inocência do Coronel, que há 30 anos presta serviços relevantes à população do Distrito Federal”.

Naime é presidente da Associação dos Oficiais da PM-DF e frequentava gabinetes de deputados para negociar aumento salarial e plano de carreira aos policiais militares.

A mulher do coronel, Mariana Adorno Naime, mantinha um cargo de coordenadoria no Ministério da Justiça durante a gestão de Anderson Torres, que também está preso sob a acusação de omissão.

Ela foi nomeada três meses depois que Torres assumiu a pasta, em junho de 2021, para o cargo de "coordenador da política de integração da Coordenação-Geral de Políticas para as Instituições de Segurança Pública". Deixou o posto em março de 2022, quando foi exonerada a pedido, segundo o Diário Oficial da União.

Ainda de acordo com a defesa, o coronel participou da coordenação da operação de segurança da posse presidencial, em 1 de janeiro. 

Inquérito 

Um inquérito na corregedoria da Polícia Militar do DF foi instaurado para apurar a conduta de Naime no dia dos atos golpistas.

Como chefe do Departamento Operacional (DOP) da PM, o coronel Naime era o responsável por elaborar o plano operacional que mobiliza os batalhões e efetivos para determinadas ações. Ocorre que ele estava de licença entre os dias 3 e 8 de janeiro. No seu lugar, quem desempenhava a função era o subchefe do DOP, Paulo José Bezerra.

Mesmo com os alertas de inteligência sobre a intenção dos golpistas em "tomar o poder" e "invadir o Congresso", não foi feito nenhum plano operacional para o dia 8 de janeiro, segundo concluiu o relatório do interventor federal. Esta teria sido a principal "falha operacional" por parte do comando da PM-DF que deixou a Esplanada dos Ministérios desguarnecida com poucos homens.

O relatório destaca ainda que a Naime estavam "subordinados" os comandantes dos oito batalhões da PM, entre eles o do Choque, que estavam de férias no dia 8 de janeiro.

Mesmo de licença, Naime reapareceu no dia dos atos golpistas após ser convocado às pressas pelo comando e cooperou na ação de dispersão dos manifestantes, conforme a sua defesa.


(*Emilly Melo, estagiária, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA