CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Controladoria-Geral da União dá 10 dias para Exército liberar processo contra Pazuello

Ele participou de ato político pró-Bolsonaro no RJ, o que é vedado pelo código do Exército. Processo está com sigilo de 100 anos.

O Liberal
fonte

Dez dias. Este é o prazo determinado pela Controladoria-Geral da União (CGU) para que o Exército libere o sigilo de 100 anos imposto à sindicância aberta contra o ex-ministro da Saúde e deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ).

VEJA MAIS

image Presidente Bolsonaro transfere ex-ministro Pazuello para a reserva remunerada do Exército
Pazuello teria decidido antecipar a aposentadoria para poder disputar uma das 46 cadeiras do Rio de Janeiro na Câmara dos Deputados

image Lula diz que Bolsonaro deu ‘cem anos de sigilo pras cagadas que Pazuello fez na saúde’
O ex-presidente também criticou a política de preços da Petrobras

image Novo governo mapeia sigilos de Bolsonaro: foco são visitas ao Planalto e cloroquina no Exército
Sigilo sobre o processo disciplinar contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, também está na mira do governo Lula

Pazuello, que hoje é general da reserva, foi alvo de processo administrativo interno após participar, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de um ato político no Rio de Janeiro, enquanto estava na ativa. A prática é vedada pelo Código de Conduta Militar, exceto se houver liberação prévia do comando da força.

Mesmo flagrado, o militar foi absolvido das acusações, e o Exército decretou sigilo nas apurações. A CGU já havia se manifestado sobre o caso. Isso aconteceu após a abertura de sindicância, quando a CGU precisou intervir para determinar que o Exército divulgasse os dados do processo. Na ocasião, a força militar se negou a fornecer as informações, sob o argumento de que seriam de teor pessoal e sem interesse público.

O Exército também alegou que a exposição do general poderia interferir no princípio da hierarquia militar. Para isso, contou com respaldo do procurador-geral da República, Augusto Aras, que avalizou o decreto de sigilo sobre a sindicância.

Segundo o magistrado, havia a necessidade de "preservação do ambiente disciplinar do alto comando e do juízo interna corporis das Forças Armadas".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA