MENU

BUSCA

Conselheiros do CNMP pedem investigação de procuradores da Lava Jato

Investigação deve envolver Deltan Dallagnol e demais integrantes do grupo envolvidos em suposta troca de mensagens com Moro

Reuters

Conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pediram nesta segunda-feira (10) ao corregedor do órgão a abertura de investigação sobre a conduta do coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, e demais integrantes do grupo envolvidos em suposta troca de mensagens com o então juiz federal e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro

"Caso forem verídicas as mensagens e correta a imputação de contexto sugerida na reportagem, independentemente da duvidosa forma como teriam sido obtidas, faz-se imperiosa a atuação do Conselho Nacional do Ministério Público", diz o ofício assinado pelos conselheiros Luiz Fernando Bandeira de Mello, ligado ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), Gustavo Rocha, Erick Venâncio e Leonardo Accioly encaminhado ao corregedor Orlando Rochadel.

Leia mais

Moro diz que não vê 'anormalidade' em mensagens

Mensagens vazadas apontam que Moro orientou Lava Jato

‘Conversa privada é conversa privada’, afirma Mourão sobre mensagens de Moro

Moro deveria se afastar do cargo, diz presidente da comissão da reforma da Previdência

"Novamente, ressaltando que aqui não se forma nenhum juízo prévio de valor, cabe apurar se houve eventual falta funcional, particularmente no tocante à violação dos princípios do juiz e do promotor natural, da equidistância das partes e da vedação de atuação político-partidária", completa o documento.

Esse é o primeiro pedido que chegou ao órgão em razão das reportagens publicadas no site Intercept Brasil. A assessoria de imprensa do CNMP confirmou no início da tarde um segundo pedido, apresentado pelo PSOL e que deverá ter o mesmo encaminhamento.

O site Intercept Brasil publicou na noite de domingo três reportagens mostrando a suposta troca de informações sobre processos entre Moro, então juiz federal responsável pela Lava Jato, e Dallagnol. O ministro e os procuradores negam que haja irregularidades.

O ofício dos conselheiros vai ser analisado pelo corregedor que poderá arquivar o pedido ou abrir uma reclamação disciplinar, segundo a assessoria de imprensa do CNMP. Nesse último caso, abre-se prazo para manifestação da defesa e retorna ao corregedor para analisar quais providências a serem tomadas. Se Rochadel entender que há elementos, poderá abrir um processo administrativo disciplinar que será distribuído a um dos conselheiros para relatá-lo.

Em geral, essa etapa dura 90 dias e poderá sugerir eventuais sanções previstas legalmente.

Política