Congresso promulga marco temporal e desoneração da folha de pagamento de 17 setores

Medidas foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28)

O Liberal
fonte

Após derrubar os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 14 de dezembro, o Congresso Nacional promulgou as leis que estabelecem o marco temporal para demarcação de terras indígenas e a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia. As medidas, assinadas pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28). 

VEJA MAIS

image Congresso derruba veto de Lula e estabelece Marco Temporal para terras indígenas
Texto será promulgado e, assim, povos indígenas só terão direito à demarcação de terras que ocupavam tradicionalmente até 5 de outubro de 1988

image Congresso derruba veto de Lula e mantém desoneração da folha até 2027 para alguns setores
resultados na Câmara e no Senado foram contundentes, com ampla maioria votando pela derrubada

Marco Temporal

O Marco Temporal é uma tese jurídica segundo a qual os povos indígenas têm direito de ocupar apenas as terras que ocupavam ou já disputavam em 5 de outubro de 1988, dada da promulgação da Constituição Federal. Lula vetou o trecho da lei que estabelece essa data como marco temporal e outro que abre brecha para o garimpo, a instalação de equipamentos militares e a expansão de malha viária sem consulta aos povos indígenas ou ao órgão indigenista federal competente. Porém, os vetos foram derrubados.

image Lula diz que se governo quiser, terá que brigar pelo marco temporal na Justiça
De acordo com ele, a relação com o Congresso Nacional é difícil

image Deputados Federais do Pará se preparam para batalha sobre marco temporal
Na última sexta-feira (20), o presidente Lula vetou parcialmente o projeto de lei aprovado pelo Congresso em setembro. Os vetos acirraram ainda mais os ânimos entre Executivo e Congresso. Bancada ruralista promete derrubar vetos em breve. Deputados paraenses se manifestaram sobre o tema para O Liberal.

O Congresso, por outro lado, manteve o veto ao plantio de transgênicos em terras indígenas e a trechos que flexibilizavam o acesso a indígenas isolados.

Desoneração da folha

O presidente Lula também havia vetado o projeto que renova até 2027 a desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia, o que impactaria em empresas que empregam, ao todo, quase 9 milhões de pessoas.

image Veja como votaram senadores e deputados sobre desoneração da folha
Parlamentares votaram pela manutenção da desoneração da folha a 17 setores da economia em sessão que derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

image Desoneração da folha impacta 1 milhão de empregos no Brasil e afeta vários setores no Pará
Construção civil, transportes e comércio são alguns dos setores que serão afetados com o veto do presidente Lula à prorrogação da desoneração

Com a derrubada do veto e a lei promulgada, essas empresas alcançadas pela medida poderão substituir a contribuição previdenciária, de 20% sobre os salários dos empregados, por uma alíquota sobre a receita bruta do empreendimento, que varia de 1% a 4,5%, de acordo com o setor e serviço prestado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA