Congresso deve analisar marco temporal nesta quinta-feira

A data foi combinada entre o senador Randolfe Rodrigues, líder do governo, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O Liberal
fonte

A ministra de Povos Indígenas, Sonia Guajajara, que está em Dubai participando da COP 28, afirmou nesta terça-feira (5) que está articulando com parlamentares para a manutenção do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à parte do projeto de lei do Marco Temporal. O veto foi aplicado ao trecho que estabelecia que os povos indígenas só teriam direito a terras que estivessem ocupadas na data da promulgação da Constituição de 1988.

VEJA MAIS

image Ministra dos Povos Indígenas comenta emboscada à Funai em T.I. Apyterewa
O caso ocorreu na última segunda-feira (4), durante ação relacionada a desintrusão de terras

A expectativa é de que deputados e senadores se reúnam nos próximos dias, em sessão do Congresso, para analisar os vetos do presidente Lula. Dentre eles, o do Marco Temporal de Terras Indígenas. A data provável é esta quinta-feira (7), após o retorno de parte da comitiva brasileira de Dubai. A data foi combinada entre o líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Apesar da movimentação do governo, a bancada do agronegócio dá como certa a derrubada do veto ao Marco Temporal. Para impedir um veto são necessários votos de 257 deputados e 41 senadores, em sessão conjunta. Por falta de acordo, a análise de parte dos vetos de Lula já foi adiada três vezes e líderes partidários pressionam pela sessão, principalmente pelo prazo curto até o recesso parlamentar, em 22 de dezembro.

VEJA MAIS

image Desoneração da folha impacta 1 milhão de empregos no Brasil e afeta vários setores no Pará
Construção civil, transportes e comércio são alguns dos setores que serão afetados com o veto do presidente Lula à prorrogação da desoneração


image Parlamentares se articulam para derrubar veto de Lula a desoneração da folha
Medida prorrogava até 2027 benefício para 17 setores econômicos. Governo ficou de apresentar uma nova proposta. 

Além do Marco Temporal, o Congresso deverá analisar os vetos das regras do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) e do novo Marco Fiscal. A maior pressão sobre o governo é sobre o veto da desoneração da folha de pagamento. A derrubada é considerada certa. São 17 setores da economia impactados e o benefício se encerra em 31 de dezembro. Parlamentares de oposição apontam o veto como uma manobra do governo para negociar os demais. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA