CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Com visita do ministro das Cidades, Minha Casa, Minha Vida é retomado no Pará

Jader Filho cumpriu agenda em Abaetetuba e Belém para vistoriar obras

O Liberal
fonte

O programa de moradia Minha Casa, Minha Vida foi relançado no Pará neste sábado (25), em evento que contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, e do governador do Estado, Helder Barbalho. O representante do governo federal cumpriu agenda em Abaetetuba e Belém durante dois dias, com o objetivo de realizar vistorias nas obras do programa e anunciar a retomada das construções.

No caso de Belém, serão concluídas as moradias do Residencial “Viver Outeiro”, com a viabilização de 1.008 unidades habitacionais com sistema de saneamento, infraestrutura e urbanização de toda a área. Já no caso de Abaetetuba, as obras vistoriadas são do Residencial Angelin, empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida que contará com 222 unidades habitacionais.

VEJA MAIS:

image Ministro das Cidades retoma obras do Minha Casa, Minha Vida em Belém e Abaetetuba 
Jader Filho tem agenda oficial no Pará nesta sexta-feira (24) e sábado (25) 

image Ministro Jader Filho retoma obras do Minha Casa Minha Vida em Abaetetuba
Amanhã (25), chefe da pasta de Cidades vai vistoriar a construção das casas populares do Viver Outeiro, em Belém

image Ministro Jader Filho anuncia que presidente Lula vem ao Pará entregar casas populares em Abaetetuba
Durante vistoria nas obras do Minha Casa Minha Vida, o chefe da pasta de Cidades antecipou entrega para de projeto o mês de abril

De acordo com o governo do Estado, a retomada beneficia e atende os anseios da população, devolvendo espaços habitacionais que estavam abandonados. “É fundamental que nós possamos fortalecer a política habitacional, garantindo moradia digna e de qualidade. Eu festejo que o governo federal, a partir do Ministério das Cidades, possa estar retomando este empreendimento”, comemorou o governador Helder Barbalho.

Ele ainda pontuou que as mais de mil unidades em Belém vão solucionar o déficit habitacional na região, permitindo o remanejamento para obras “importantes” de saneamento e infraestrutura da Região Metropolitana, além de ser um programa que estimula a construção civil, gerando emprego e renda para a população.

“Estamos falando de um conjunto que, lamentavelmente, foi abandonado pelo governo federal anterior, o que gerou diversos episódios de invasão e prejuízo para a população local, mas que, nesse instante, se vira a página e, a partir de iniciativa do ministro Jader, se permite que as obras possam ser retomadas e, o quanto antes, o presidente Lula possa vir aqui inaugurar”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

Durante as vistorias, o ministro das Cidades cobrou celeridade na retomada, uma vez que as obras iniciaram em 2012 e as famílias precisam de moradia digna. “O Ministério vai fazer um esforço para que essas obras que estão paralisadas voltem e que as que estão em andamento prossigam e sejam entregues o quanto antes, porque quem mora não tem casa, está morando em aluguel, em situação de risco, está morando em situações de dificuldade, morando em situação de rua. E essas casas precisam ser entregues porque essas pessoas têm pressa”, afirmou Jader Filho.

Beneficiadas

Quem sempre sonhou em ter a casa própria foi a diarista Roseane Cavalcante, inscrita desde 2019 no programa. “Trabalho como diarista e é um sonho que eu tenho de ter minha casa própria. É ótima a retomada deste programa porque vai beneficiar muitas pessoas carentes e que precisam de um apoio. Para mim está sendo muito bom, espero desde 2019 e me emociona saber que este sonho está perto de acontecer”, celebrou.

Já Mayara Oliveira, moradora do distrito de Outeiro, falou da felicidade de ter sido pré-selecionada e da importância do olhar político e social para os moradores da Ilha. “Eu fiz a minha inscrição há uns sete anos e é um sonho que estamos esperando há muito tempo. Só pelo fato de estar aqui, é uma felicidade muito grande, ainda mais para os moradores da Ilha que necessitam tanto deste programa. Sensação de felicidade e gratidão, principalmente para quem mora, como eu, de aluguel, e agora poderá morar em um local bem estruturado e de qualidade”, avaliou.

Mesmo com quase 90% de conclusão, as obras do Residencial Viver Outeiro foram paralisadas em 2019 e retomadas na atual gestão do governo federal, por meio do Ministério das Cidades. O programa Minha Casa, Minha Vida foi criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março de 2009.

Agora, sob gestão do Ministério das Cidades, o programa oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais na cidade ou no campo até um determinado valor. Para serem atendidas, as famílias precisam preencher alguns requisitos sociais e de renda, além de não possuir imóvel em seu nome.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA