CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Brasil teve 15 pessoas transexuais e travestis eleitas, segundo levantamento

Os dados são da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). Foram 294 candidaturas trans registradas em todo o país.

Redação Integrada com informações do Portal Metrópoles
fonte

As eleições municipais do último domingo (15) foram marcadas pela representatividade. Um levantamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) mostrou que o Brasil teve 15 pessoas transexuais e travestis eleitas em 2020. Foram 294 candidaturas trans registradas em todo o país.

Apesar dos números ainda serem baixos, o resultado foi melhor que o das eleições municipais de 2016. De acordo com a associação, naquele ano, o país teve 89 candidaturas trans. Dessas, apenas oito foram eleitas.

Pela primeira vez, os eleitores de São Paulo escolheram uma mulher trans e negra para ocupar o cargo de vereadora em uma das 55 cadeiras da Câmara Municipal. Erika Hilton (PSol) foi eleita com mais de 50 mil votos. Ela foi a mulher com melhor desempenho na disputa e ficou em sexto lugar na lista dos vereadores mais votados.

Em 2018, foi co-deputada no mandato coletivo da Bancada Ativista na Assembleia Legislativa de São Paulo. As principais propostas da vereadora eleita são ligadas a temáticas como igualdade racial e de gênero, educação e direitos da comunidade LGBTQ+.

No restante do Brasil 

A candidata Duda Salabert (PDT) foi a primeira vereadora trans eleita em Belo Horizonte (MG). Ela também foi a candidata mais votada da história do município, com mais de 37 mil votos. Professora há 20 anos, ela aposta em ações de educação como prioridade do mandato. Em 2018, foi candidata ao Senado Federal.

Em Niterói (RJ), Benny Briolly (PSol) foi eleita a primeira vereadora travesti do município, com mais de 4 mil votos. Briolly é jornalista, fundadora do coletivo Orgulho e Luta Trans (OLT) e foi assessora parlamentar da deputada federal Talíria Petrone (PSol).

Em Aracaju (SE), Linda Brasil (PSOL) foi a candidata mais votada, com mais de 5 mil votos. Ela também é a primeira mulher trans a ocupar a Câmara dos Vereadores na cidade. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Linda apoia ações de combate à LGBTfobia, ao machismo e ao racismo.

No município de Carnaúba do Norte (RN), Thabatta Pimenta (PROS) também foi a primeira mulher trans eleita no cargo de vereadora, com 267 votos. Thabatta é locutora e comentarista de rádio e televisão. É ativista da comunidade LGBTQ+ e luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

Veja a lista completa de pessoas trans eleitas em 2020, de acordo com levantamento da Antra:

  • Thabatta Pimenta – PROS – Carnaúba do Dantas (RN)
  • Linda Brasil – PSol- Aracaju (SE)
  • Duda Salabert – PDT – Belo Horizonte (MG)
  • Maria Regina – PT – Rio Grande (RS)
  • Lins Robalo – PT – São Borja (RS)
  • Benny Briolli – PSol – Niterói (RJ)
  • Erika Hilton – PSol – São Paulo (SP)
  • Gilvan Masferre – DC – Uberlândia (MG
  • Thammy Miranda – PL – São Paulo (SP)
  • Carolina Iara – Bancada Feminista do PSol – São Paulo (SP)
  • Kará – PDT – Natividade (RJ)
  • Filipa Brunelli – PT – Araraquara (SP)
  • Isabelly Carvalho – PT – Limeira (SP)
  • Anabella Pavão – PSol – Batatais (SP)
  • Paulette Blue – PSDB – Bom Repouso (MG)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA