CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Bolsonaro pode ser convocado na CPI do 8 de janeiro, diz relatora Eliziane Gama

Segundo a parlamentar, a intenção é focar no que ocorreu entre a derrota do ex-chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, e a invasão aos Três Poderes

O Liberal
fonte

Há uma possibiliudade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ser convocado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do 8 de janeiro, que investiga a invasão às sedes dos Três Poderes após a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente. É o que diz a relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

VEJA MAIS:

image Sobre 8 de janeiro, ex-presidente Bolsonaro diz que 'marginais fizeram aquilo'
Ainda segundo Bolsonaro, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha conhecimento dos atos extremistas

image Em mais de duas horas de depoimento Bolsonaro é questionado sobre vacinas e atos de 8 de Janeiro
Terminou após duas horas e trinta minutos na sede da Polícia Federal, em Brasília, o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Cerca de 60 perguntas foram feitas a Bolsonaro e todas respondidas.

image Em Belém, Gleisi Hoffmann culpa Bolsonaro por ataques de 8 de janeiro
Ela ainda avaliou a organização da base de apoio ao governo Lula e da articulação do partido no Congresso diante da instalação da CPMI para apurar os ataques

Segundo a congressista, a intenção é focar no que ocorreu entre a derrota do ex-chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, e a invasão aos Três Poderes, como os atos na diplomação do presidente Lula e as ameaças de bomba em Brasília.

"Nós temos 180 dias. Então eu acho que, nesses dois primeiros meses, é importante tomar pé da situação. O que você tem. E depois partir. Se tiver que fazer uma ação mais ostensiva, sim. Se tiver que chamá-lo, nós vamos chamar. Até porque é absolutamente possível disso acontecer, né?", disse, em entrevista à Folha de São Paulo publicada nesta quarta-feira (31).

Resposta

A parlamentar ainda comentou as críticas que recebeu do senador Marcos do Val (Podemos), em razão de sua relação de proximidade com o ministro da Justiça, Flávio Dino. Eliziane diz que o colega "pode espernear, mas não vai passar disso".

"Eu não sou investigada, eu não tenho nada que me dê impedimento de fazer os trabalhos na comissão. Outra coisa, nós estamos investigando o 8 de janeiro. Nós não estamos investigando aqui uma pessoa especificamente. Nós temos uma série de pessoas que serão ouvidas pela CPI, não é uma pessoa apenas”, declara.

Ela ainda declara que vai investigar a responsabilização do governo do Distrito Federal (DF) nos atos, porque, segundo Eliziane, o Executivo distrital tem a responsabilidade primária de proteção da Praça dos Três Poderes, embora cada um desses Poderes também tenha sua própria polícia., destacando também que existe um "orçamento de R$ 10 bilhões do Fundo Constitucional só para isso".

Segundo a senadora, outro requerimento provável de ser aprovado é o de convocação do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres. "É um nome que também será ouvido. Até pela função dele. Naturalmente será ouvido. Até acredito que será logo”, afirma.

O papel do governo Lula nos atos extremistas foi minimizado pela relatora da CPI do 8 de Janeiro. Ela cita que só houve uma semana de governo Lula antes dos atos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA