CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Barroso derruba decisão de Nunes Marques e determina que invasores sejam retirados de TI no Pará

Pela nova determinação, o Plano de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá continua em vigor

Elisa Vaz
fonte

Após o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir suspender, na última terça-feira (28), a reintegração de posse por comunidades indígenas na Terra Indígena (TI) Apyterewa, localizada no município de São Félix do Xingu, no Estado do Pará, o ministro Luís Roberto Barroso, presidente da mesma Casa, publicou uma decisão nesta quarta-feira (29), determinando que a União Federal prossiga com o Plano de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá.

VEJA MAIS:

image Ministro suspende a retirada de 'invasores' da terra indígena Apyterewa no Pará
Medida assegura permanência dos colonos na TI Apyterewa até que sejam indenizados e reassentados

image ‘Decisão judicial não se descumpre’, diz presidente do Ibama sobre desintrusão em TI do Pará
Rodrigo Agostinho presta depoimento nesta terça na CPI das ONGs e foi questionado por senadores sobre atuação do órgão na operação de desintrusão da terra Apyterewa

image MPF pede afastamento de prefeito de São Félix do Xingu por informações falsas sobre terra indígena
Órgão ministerial acusa João Cléber de Souza Torres de ser contra a chamada ‘desintrusão’ da (TI) Apyterewa

Segundo ele, o “Plano de Desintrusão das Terras Indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, que atualmente se encontra em fase de execução, foi elaborado por determinação deste relator [Barroso] e devidamente homologado nos autos da Pet nº 9.585 e, por evidente, não está sujeito a decisão revisional de outro ministro”, afirmou, no texto.

A decisão de Nunes Marques tinha o objetivo de assegurar a permanência das famílias de colonos em Apyterewa “até que sejam ultimados e concretizados todos os procedimentos atinentes à justa e prévia indenização e reassentamento das famílias”. O ministro determinou ainda a “imediata paralisação de todos os atos" decorrentes, "especialmente as providências coercitivas de reintegração adotadas por forças policiais”, assegurando aos colonos “livre trânsito, na área objeto de impugnação, com seus pertences e semoventes”.

No documento de terça-feira, Marques ressaltou que se limita, por ora, a analisar apenas o pedido de atribuição de efeito suspensivo - referente ao acórdão de apelação da ação nº 0000339-52.2005.4.01.3901, que tramitou perante o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Para Barroso, “naturalmente, o efeito suspensivo deferido no recurso alcança apenas os efeitos do acórdão recorrido e em nada interfere com a decisão proferida por este relator nos autos da presente ação”.

Senador reprova

Para o senador do Pará Zequinha Marinho (Podemos), a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, além de contrariar a decisão do ministro Nunes Marques, proferida horas antes, "dá oportunidade para que agentes federais, muito bem armados e ferozes, diga-se de passagem, continuem a violar os direitos fundamentais das milhares de pessoas que habitam há décadas a área expandida da Terra indígena Apyterewa".

O parlamentar enfatiza que a decisão do presidente do STF "viola os direitos das mais de 2.500 famílias de colonos e traz de volta as ações atrozes de agentes policiais, consubstanciadas na destruição de casas e outros bens, matança de animais e, por fim, destruição de vidas humanas". Na opinião de Marinho, o entendimento de Nunes Marques "traria de volta a paz na região" e a possibilidade de o governo "corrigir uma flagrante injustiça".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA