MENU

BUSCA

Márcio Santilli, do ISA, é o convidado para a reunião da CPI das ONGs desta quarta (22)

A justificativa para o convite dada pelo senador Plínio Valério é que durante os depoimentos prestados à CPI das ONG's o Instituto Socioambiental foi citado várias vezes

Bruna Lima

Márcio Santilli, Presidente do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental (ISA), é o convidado a comparecer na 28ª reunião da CPI das ONGs, nesta quarta-feira (22). O requerimento de convite foi feito pelo presidente da CPI, Senador Plínio Valério (PSDB - AM), que inicialmente tinha sido estendido para a Presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Joenia Batista de Carvalho (Joenia Wapichana). A reunião está marcada para às 10h. A data para a reunião com a FUNAI não foi definida.

VEJA MAIS

São Félix do Xingu terá diligência da CPI das ONGs ainda neste mês, afirma senador
Ação vai verificar interferência das entidades na desintrusão de cidadãos da Terra Indígena (TI) Apyterewa

Marina Silva deve ser convocada após recusar convite para prestar esclarecimentos à CPI das ONGs
Ministra era aguardada na reunião desta terça-feira, na condição de convidada, mas avisou na véspera que não poderia comparecer. Caso seja convocada, ela será obrigada a atender o chamado dos senadores

Senadores aprovam convocação de Marina Silva para dar esclarecimentos à CPI das ONGs
O principal argumento dos senadores que votaram pela convocação e que o convite foi feito previamente e a falta da ministra reflete em um dia perdido

Durante a reunião desta terça (21), o Senador Plínio Valério comentou que apenas o representante do ISA vai comparecer. “O ISA e a FUNAI são instituições alinhadas. Mas pelos menos aqui na CPI vamos conseguir separar essas instituições. Vamos ouvir o ISA e depois em outra data a FUNAI”, pontua o presidente da CPI.

A justificativa para o convite dada pelo senador Plínio Valério é que durante os depoimentos prestados à CPI das ONG's o Instituto Socioambiental foi citado várias vezes, em especial em depoimento do Sr. Marcelo Norkey Duarte Pereira, como responsável por estudos para definição de áreas para criação das unidades de conservação e outros espaços, inclusive reservas indígenas e reservas florestais.

Diante disso, é convidado para prestar informações sobre esses estudos diante das acusações aos critérios utilizados para definição das áreas a serem integradas às unidades de conservação e às demais, considerados manipulados e arbitrários.

Reta final

Instalada em 14 de junho, a CPI das ONGs prorrogou, em outubro, a conclusão de suas investigações, que deveria ocorrer no dia 23 daquele mês. Desde sua instalação, a Comissão realizou diligências em comunidades da Amazônia e ouviu diversos depoimentos de representantes de povos tradicionais, de entidades que atuam na região, integrantes do governo e especialistas sobre a atuação de ONGs e Oscips. Também levantou informações sobre essas entidades com diferentes órgãos. O colegiado conclui os trabalhos no dia 19 de dezembro.