MENU

BUSCA

Lula fará mais três viagens ao exterior nesse mês de julho; saiba os destinos

Em seis meses, presidente visitou 12 países em sete viagens diferentes e ficou 31 dias fora do Brasil

O Liberal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve fazer mais três viagens ao exterior neste mês de julho. A agenda inclui a participação na 62.ª Cúpula do Mercosul e Países Associados, em Puerto Iguazú, na Argentina; presença em um fórum de debates científicos sobre a Amazônia, na cidade de Letícia, na Colômbia; e participação da cúpula conjunta da União Europeia e da Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac) em Bruxelas, na Bélgica. 

Se cumprir os três compromissos, o petista somará dez viagens ao exterior em sete meses de mandato, com 15 visitas a 14 países diferentes (ele esteve duas vezes na Argentina). 

Até o momento, Lula realizou sete viagens para fora do Brasil, visitando 12 países desde que retornou ao governo, em janeiro. Nesses compromissos, ele ficou o total de 31 dias no exterior. 

VEJA MAIS

Em seis meses, viagens de Lula ao exterior custaram R$ 7,3 milhões com hospedagem
Levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo não considera a última viagem à Europa, na semana passada. Desde que retornou ao Planalto, presidente fez 12 viagens oficiais ao exterior

Presidente Lula é criticado pelo jornal francês Libération: decepção para o ocidente
Convite feito a Nicolás Maduro para participar de uma reunião de presidentes da América do Sul em Brasília também foi recebido com desaprovação

Lula cancela jantar em Paris com príncipe saudita que deu joias a Bolsonaro
Evento seria o último compromisso da viagem oficial do presidente

Lula faz reuniões bilaterais em Paris e aborda questões globais
presidente do Brasil também se reuniu com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez

Veja as próximas viagens previstas do presidente

4 de julho (nesta terça-feira)

  • Participação do presidente na 62.ª Cúpula do Mercosul e Países Associados, em Puerto Iguazú, na Argentina. Lula vai receber a presidência temporária do Mercosul e deve ocupar o cargo por seis meses. 

8 de julho (próximo sábado)

  • Lula é aguardado em Letícia, na Colômbia, para um fórum de debates científicos sobre a Amazônia. Ele confirmou presença no evento durante uma reunião bilateral com o presidente colombiano Gustavo Petro em maio. 

17 de julho

  • A União Europeia e a Comunidade dos Estados da América Latina e do Caribe (Celac) farão uma cúpula conjunta em Bruxelas, na Bélgica, com o objetivo de fortalecer “a associação birregional da UE e dos países da Celac em prioridades compartilhadas como as transições digital e verde, a luta contra as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, saúde, segurança alimentar, migração, segurança, governança e a luta contra o crime transnacional”. A expectativa é de que Lula parque presença como liderança latino-americana.