MENU

BUSCA

Governador do Pará critica PEC da Blindagem: 'é institucionalizar a impunidade'

Projeto dificulta a investigação de parlamentares por suspeita de crimes

O Liberal

O governador do estado, Helder Barbalho, usou suas redes sociais para criticar a Proposta de Emenda à Constituição nº 3/2021, conhecido como "PEC da Blindagem". O texto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na terça-feira (1) por maioria de 344 votos favoráveis, contra 136 contrários. Nas redes, o governador descreve o projeto como uma "afronta a democracia".

Segundo ele, a medida garante uma impunidade institucionalizada para os parlamentares. Na prática, o que muda é a autorização de investigações sobre os deputados, que passa a depender do voto da maioria da casa legislativa, ou seja, os deputados decidem se algum parlamentar deve ou não ser investigado por alguma suspeita de crime. A PEC gerou uma reação imediata nas redes sociais, o que inclui o chefe do executivo estadual.


VEJA MAIS

Líder do PT aciona STF contra PEC da Blindagem
Lindbergh alega violação ao rito legislativo, com irregularidades na leitura do relatório

Pec da blindagem abre porta para impunidade

Alcolumbre manda PEC da Blindagem para Comissão de Justiça do Senado
A proposta prevê, entre outros pontos, que parlamentares só poderão ser presos em flagrante por crime inafiançável, como racismo, tortura, terrorismo ou tráfico de drogas

Confira o que disse o Governador:

"A 'PEC da blindagem' é uma afronta à democracia e ao equilíbrio entre poderes. Blindar autoridades contra a Justiça é institucionalizar a impunidade. Como garante a Constituição, 'todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza'. É assim que deve ser, sem retrocessos", afirma a postagem.