MENU

BUSCA

CPMI do INSS retoma atividades com oitiva de acusado de facilitar propinas

Rubens Oliveira Costa, sócio do lobista conhecido como “Careca do INSS”, será ouvido nesta segunda-feira (22), em Brasília.

O Liberal

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma os trabalhos nesta segunda-feira (22), às 16h, com a oitiva de Rubens Oliveira Costa, apontado pela Polícia Federal como “facilitador” e “intermediário” no esquema de fraudes.

De acordo com as investigações, Rubens seria responsável por saques em espécie e pela remessa de propinas a servidores do INSS. Ele também teria desempenhado papel na lavagem de dinheiro, com o objetivo de ocultar a origem ilícita dos recursos desviados.

VEJA MAIS

Advogado Nelson Wilians, investigado em esquema do INSS, nega juramento de falar a verdade à CPMI
O advogado e influencer afirmou que "abomina o que aconteceu. É abominação. Lesar um aposentado já é, por si só, um crime gravíssimo", afirmou, durante sua apresentação.

'Careca do INSS' diz que não vai comparecer à CPMI, e sessão é cancelada
Em decisão na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça desobrigou o "Careca do INSS" de prestar depoimento à CPMI.

Relação com o 'Careca do INSS’ 

O convocado é sócio do lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. O histórico societário de Rubens Costa o coloca como elo entre o lobista e os servidores beneficiados pelo esquema de corrupção. 

Além da sociedade com Antunes, Rubens também aparece como sócio em outras empresas: Brasília Consultoria Empresarial S/A, junto de Antônio Antunes; - Curitiba Consultoria em Serviços Médicos, em parceria com Thaisa Jonasson.