Amazônia é abordada durante debate por Bolsonaro e Lula

Enquanto o ex-presidente fala em aumentar pesquisas na região, o atual mandatário não quer 'dividir'

O Liberal
fonte

A preservação do meio ambiente foi um dos temas de discussões entre o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ambos candidatos à Presidência nas eleições deste ano, que têm o segundo turno marcado para o dia 30 deste mês. Os dois participaram do debate presidencial da Band na noite deste domingo (16).

LEIA MAIS:

image Lula e Bolsonaro respondem a perguntas sobre orçamento e fake news em debate
No segundo bloco da sabatina, os dois adversários responderam a perguntas de jornalistas

image Pandemia da covid-19 é tema de discussão entre Lula e Bolsonaro em debate
Primeiro encontro entre o candidato do PT e o do PL é marcado por críticas e xingamentos

Em uma de suas falas, Lula ressaltou que foi o único presidente da história do país a ser convidado para todas as reuniões do G8 e G20. "No nosso governo tivemos o menor desmatamento da Amazônia, no seu é o maior todo ano. Vocês tão brincando de desmatar, de derrubar árvore", disse.

O presidente Bolsonaro retrucou. Ele pediu que os brasileiros façam uma pesquisa na internet sobre o desmatamento entre 2003 e 2006, no governo Lula, e o de 2019 a 2022, em seu mandato. "No seu governo foi desmatado mais que o dobro do meu. Você desmatou 2,5 vezes mais que no meu. Peguei o Brasil endividado, quebrado contigo, com roubalheira, passou da 13º pra 10º economia do mundo. Na educação quem deu o maior reajuste dos professores? Você tá olhando pra ele, 33%, isso é tratar com dignidade os professores", afirmou o mandatário.

Em um eventual novo governo petista, Luiz Inácio Lula da Silva quer "abrir o país para o mundo", com o objetivo de ter mais pesquisas na Amazônia. Segundo ele, é necessário compartilhar conhecimento da região pelo bem do povo brasileiro e da humanidade. Bolsonaro criticou o fato de o petista querer "dividir a biodiversidade da Amazônia com o mundo". "Em vez de falar que é nossa [a Amazônia], quer dividir com o mundo. Você quer o controle da mídia, só assim para as suas mentiras permanecerem em pé".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA