Ação vai contar com emissão de documentos na Praça Brasil, em Belém, neste final de semana
Também haverá orientação jurídica e campanha de vacinação antirrábica e de adoção de animais

No próximo sábado (11), das 8h às 12h, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Judiciário paraense, serão oferecidos diversos serviços públicos e de cidadania à população, entre eles emissão de documentos, vacinação contra covid-19, influenza e tríplice viral, orientações jurídicas, reclamações trabalhistas e campanha de adoção de animais e vacinação antirrábica, na Praça Brasil, em Belém. A programação, denominada Ação Sustentabilidade em Rede, faz parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), e conta com o apoio de vários parceiros.
“Cada órgão se mobilizou para conseguir não somente sua atividade típica”, diz a coordenadora do Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça do Pará, Evelise Rodrigues. O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por exemplo, oferecerá consultas jurídicas na área trabalhista, enquanto o TJPA disponibilizará vacinas por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).
VEJA MAIS
“E mostraremos à coletividade o que o TJPA faz através de ações concretas de sustentabilidade. Haverá também a Defensoria Pública do Pará, com oferecimento da Carreta de Direitos, o Ministério Público do Pará trabalhará a questão de adoção e vacinação de pets e a UEPA (Universidade do Estado do Pará) vai participar fornecendo informações sobre seus cursos. Estaremos juntos para mostrar à sociedade que promovemos sustentabilidade em rede, primando pela eficiência”, disse.
A ação conta com o apoio, ainda, do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM-PA), Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Prefeitura de Belém. Ela é uma continuação à carta de intenções assinada na última segunda-feira (6) entre Tribunais, órgãos do Sistema de Justiça e Instituições de Ensino Superior, no compromisso de realizarem em conjunto uma gestão sustentável no estado, voltada para a aquisição de conhecimentos e de atitudes em benefício da sociedade e do meio ambiente.
Na ocasião, a Defensoria Pública ofertará serviços de emissão de RG, CPF, CTPS, segunda via de certidão de nascimento e óbito, além de orientações jurídicas dentro da própria carreta, que conta com 16 guichês, é climatizada, tem internet e é adaptada para o acesso de Pessoas com Deficiência (PcD).
Confira os serviços que serão oferecidos durante a Ação sustentabilidade em Rede:
- Emissão de documentos
- Emissão de carteira de Nome Social pela Sejudh
- Vacinação contra Covid-19, influenza e tríplice viral
- Orientações jurídicas e reclamações trabalhistas
- Campanha de adoção de animais e vacinação antirrábica para animais
- Aferição de pressão e medição de índice glicêmico
- Distribuição de sucos orgânicos
- Arrecadação de alimentos para cooperativas de resíduos sólidos
- Brinquedos para diversão das crianças
- Exposição do Mundo Azul
- Estande sobre Sustentabilidade
- Sensibilização sobre primeiro voto e Eleitor do Futuro
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA