MENU

BUSCA

Quatros adolescentes que fugiram foram recapturados em Benevides

Todos fugiram por um buraco feito no muro da unidade que foi reconstruído.

Redação Integrada

Equipes da Polícia Civil e Delegacia do Aurá, em Ananindeua, recapturaram quatro dos 12 adolescentes que fugiram, no início da tarde do domingo (11), da Unidade de Atendimento Socioeducativo (Uase), no município de Benevides.

Segundo os órgãos estaduais de segurança, os jovens foram reapresentados à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) e, novamente, estão sob custódia da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). Todos fugiram por um buraco feito no muro da unidade que já foi reconstruído. A Fundação fez contato com as famílias dos demais foragidos à procura de pistas sobre o possível paradeiro deles.

A fuga - Segundo a Fasepa, era horário de almoço quando dois adolescentes renderam uma monitora com o uso de estoques (armas artesanais) e a obrigaram a abrir outras celas. A unidade, em questão, tem quatro alas e tem capacidade para 88 adolescentes.

No momento da fuga haviam 48 socioeducandos e 16 monitores. A situação foi estabilizada, de imediato, o que garantiu a integridade física dos demais. A monitora rendida e os demais servidores foram atendidos pelo Núcleo de Gestão de Pessoas da Fasepa. Ninguém ficou ferido.

A Companhia Especial de Polícia Assistencial (Ciepas) foi acionada e fez buscas na área. A Fasepa também informou o caso oficialmente ao Ministério Público, à Defensoria Pública do Estado e ao Juizado de Infância e Juventude.

De acordo com a direção da instituição, foi aberta uma sindicância para apurar o caso. A Fasepa ressaltou que vem trabalhando para melhorar a estrutura e reforçar a vigilância das unidades. A Uase de Benevides não recebia manutenção desde que foi inaugurada, em 2011.

A previsão na Uase é que os serviços comecem este mês, coincidindo com a instalação do sistema de videomonitoramento via satélite em tempo real e da implementação de salas de situação nas unidades. Em todo o Estado, a Fasepa custodia, em 15 unidades, 419 adolescentes em conflito com a lei. Todos cumprem medida socioeducativa de internação.

Polícia