Motim em unidade da Fasepa em Benevides termina com fuga de 12 internos
Adolescentes conseguiram acessar área externa por meio de um buraco aberto no muro

Doze adolescentes fugiram de uma unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) localizada em Benevides, município da Região Metropolitana de Belém, no começo da tarde deste domingo (11).
Por meio de nota, a Fasepa confirmou o ocorrido e informou que a fuga se deu no horário de almoço, quando dois internos renderam uma monitora com o uso de estoques e a obrigaram abrir outras celas. O grupo de menores conseguiu fugir abrindo um buraco no muro lateral da unidade.
Buscas
A Unidade de Atendimento Socioeducativo (UASE) é composta por quatro alas e tem capacidade para custodiar 88 adolescentes. No momento da fuga havia 48 socioeducandos e 16 monitores no espaço. Ainda de acordo com a Fasepa, a situação foi rapidamente controlada, de modo a garantir a integridade física dos demais socioeducandos e também dos profissionais que trabalham ali.
A monitora rendida e os demais servidores foram atendidos pelo Núcleo de Gestão de Pessoas da Fundação. Ninguém ficou ferido. "A Companhia Especial de Polícia Assistencial (Ciepas) foi acionada e faz buscas na área. Até o momento (noite deste domingo), nenhum adolescente foi recapturado. Além de entrar em contato com as famílias dos socioeducandos que participaram da fuga, a Fasepa também informou o caso oficialmente ao Ministério Público, Defensoria Pública do Estado e Juizado da Infância e da Juventude", esclarece a nota.
De acordo com a direção da Fasepa, foi aberta uma sindicância para apurar o caso. A Fundação de Socioatendimento ressaltou, ainda, que vem trabalhando para melhorar a estrutura e reforçar a vigilância das unidades. A UASE de Benevides não recebia manutenção desde que foi inaugurada, em 2011.
A Fundação já finalizou o processo de contratação de empresa especializada para executar os serviços de manutenção, corretiva e preventiva na UASE de Benevides, assim como nos demais espaços geridos pela Fasepa. A previsão é que os trabalhos comecem a partir deste mês, coincidindo também com a instalação do sistema de videomonitoramento via satélite em tempo real e da implementação de salas de situação nas unidades.
Em todo o Estado, a Fasepa custodia, em 15 unidades, 419 menores em conflito com a lei, que cumprem medida socioeducativa de internação.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA