CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Polícia prende 287 pessoas em sete dias, aponta Segup em balanço parcial

Dados foram divulgados nesta quinta-feira (19)

O Liberal
fonte

Um balanço parcial dos órgãos de Segurança Pública do Pará indicou que, desde a última sexta-feira (13), foram feitas 287 prisões em flagrante, 89 cumprimentos de mandados de prisão e recapturas, 65 prisões em flagrante por tráfico de drogas, além da apreensão de 15 armas de fogo e entorpecentes.
 
Os dados foram apresentados pelos gestores da Segurança Pública na tarde desta quinta-feira (19), como resultado do combate à criminalidade em todo o Estado, desde a última sexta-feira.

A polícia destacou a prisão, em menos de 24h, de um dos envolvidos no homicídio contra o sargento da reserva da PM Juscelino Sepeda. O crime ocorreu na tarde da última quarta-feira (18), quando homens invadiram a casa do militar, em Mosqueiro.

O suspeito, Erik Ruan Silva Azevedo, de 23 anos, foi preso, na manhã desta quinta-feira (19), em Genipaúba, comunidade da ilha de Mosqueiro. Ele confessou participação no assassinato pelo pagamento de mil reais.

Rastreio de grupos criminosos

As forças de segurança informaram que vão seguir com as ações de patrulhamento ostensivo, repressivo, e, ainda, orientações a agentes de segurança e rastreio de grupos criminosos na Região Metropolitana de Belém e no interior.

Segundo o subsistema de inteligência do estado, quatro presos estão envolvidos diretamente nas mortes de agentes de segurança pública ocorridas nas últimas semanas. Além deles, outros seis suspeitos foram localizados, e durante as incursões efetuaram disparos contra as equipes policiais que reagiram em legítima defesa. Os suspeitos foram baleados e morreram.

O delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, informou que a PC atua de forma integrada com outros órgãos de segurança para identificar e prender os envolvidos nas ações criminosas ocorridas no Estado, nos últimos dias. "Já temos obtido resultados e vamos continuar trabalhando para que outros sejam alcançados. Reiteramos nosso compromisso em garantir a segurança pública e paz social", afirmou.

Na manhã desta quinta-feira (19), um dos envolvidos na morte do investigador da polícia civil, Bosco Souza, vítima de latrocínio no mês de março, foi localizado e, segundo a polícia, reagiu à abordagem e morreu atingido por disparos. Com ele foi encontrada a arma roubada do policial.

"Os resultados têm sido satisfatórios, tendo em vista que, várias prisões foram realizadas, além de capturas, flagrantes sendo lavrados em todo o estado, de forma que, percebemos uma diminuição da situação, o controle sempre permanente do estado e os grupos criminosos sentem o poder do estado, a partir de então nós continuaremos a fazer as ações sem tempo para que possam terminar para que possamos demonstrar cada vez mais que o povo do Pará é um povo de paz e que merece e terá sempre segurança” destacou o titular da Segup, Ualame Machado.

Confira as Operações Policiais em andamento, segundo a Segup:

 -  A Impacto é composta por cinco ações de policiamento ostensivo e tem participação das Polícias Civil, Militar e Científica do Estado, Corpo de Bombeiros Militar, Semob e Guardas Municipais dos municípios diretamente atingidos. Ela tem ações de rondas ostensivas, pontos base estratégicos e abordagens, por meio das operações saturação, barreira e incursão, essa última em conformidade com a mancha criminal de cada bairro. A operação tem a atuação de diversas unidades da PM em diferentes modalidades de policiamento. 

- Operação "Anjo da Guarda" deflagrada com o objetivo de proporcionar segurança, através de rede de proteção, a todos os policiais da ativa e veteranos, para isso, os PM que estariam de folga foram acionados e estão atuando diuturnamente.

- A "Super Overlord" segue em andamento com ações preventivas e repressivas de segurança pública por meio de viaturas estrategicamente posicionadas em áreas de grande fluxo de pessoas e veículos. Também compõe a Impacto a operação "Polícia Mais Forte", com previsão de reforço do policiamento nas ruas, permitindo a ocupação territorial dos espaços públicos.

- Outras ações são a operação "Contraturno", que consiste na realização de pontos base estratégicos nas proximidades das paradas de ônibus e a operação "Duas Rodas" que vai intensificar as ações de fiscalização por parte dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e órgãos municipais, com enfoque nas motocicletas, para identificar, e retirar das ruas condutores ou veículos com irregularidade. 

- Ao longo dos fins de semana, também está sendo realizada a operação "Tolerância Zero", integrada por diversos órgãos com o objetivo de promover o enfrentamento de crimes de poluição sonora e perturbação da tranquilidade, além de outros crimes que possam ocorrer em bares e casas de show. 

- Cerca de 3 mil policiais militares com alunos do curso de formação passaram a integrar as ações desde segunda-feira (16), para reforçar as ações e manter a prontidão diante de qualquer ato em todo o estado.

“Dentro do curso de Formação dos Policiais Militares, está previsto o estágio supervisionado. Desta forma, após quatro meses de início do curso, os alunos estão  já aptos para ir às ruas e realizar os policiamentos, sob a supervisão dos oficiais e praças mais experientes. Importante destacar que dentro de suas atuações eles estão executando com eficiência suas atividades, tendo em vista que já realizaram flagrantes e prisões, durante o andamento das operações”, ressaltou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA