logo jornal amazonia

Pescadores resgatam filhotes de boto-tucuxi e peixe-boi no Pará

Os casos com as espécies de mamíferos aquáticos mais famosas da Amazônia ocorreram em Itaituba e Muaná

O Liberal
fonte

Dois casos de resgates de mamíferos aquáticos foram registrados neste sábado (26/07), em diferentes municípios do Estado do Pará. Um filhote de boto-tucuxi, ou boto-cinza, ficou preso em uma rede de pesca próximo à zona portuária de Miritituba, distrito de Itaituba. Com cuidado, o animal foi solto e devolvido com vida ao rio Tapajós.

O outro caso ocorreu em Muaná, município do arquipélago do Marajó. Um filhote de peixe-boi foi encontrado por moradores da comunidade ribeirinha do rio Inamaru. O resgate foi registrado e mostra o animal sendo alimentado com leite em uma mamadeira por duas pessoas.

O filhote estava sozinho e sem a presença da mãe. Equipes da Secretaria do Meio Ambiente de Muaná e do Batalhão de Polícia Ambiental foram acionadas para fazer o resgato do animal.

image Homem alimenta filhote de peixe-boi resgatado sozinho em Muaná, no Marajó. (Reprodução Redes Sociais)

Ambas as espécies do boto-tucuxi (Sotalia fluviatilis) e o peixe-boi-amazônico (Trichechus inunguis) estão entre as ameaçadas de extinção. O boto, também conhecido como pirajaguara, é uma espécie de golfinho de água doce existente na bacia do Amazonas. Já o peixe-boi é o único sirênio que vive exclusivamente em habitat de água doce na Amazônia. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA