MENU

BUSCA

Perícia após incêndio no Mercadão das Peças será concluída até sexta (14); há risco de desabamento

Análises seguem no entorno da loja que foi destruída por um incêndio que foi combatido pelo Corpo de Bombeiros por cerca de 18 horas

Ana Carolina Matos / O Liberal

Na manhã desta terça-feira (11), peritos da Polícia Científica do Pará (PCP) e equipes do Corpo de Bombeiros iniciaram o levantamento dos danos e das causas do incêndio que consumiu uma loja de autopeças no bairro do Telégrafo, em Belém. O Mercadão das Peças foi destruído pelas chamas que iniciaram na noite de domingo (9) e seguiram até a tarde desta segunda-feira (10), após uma força-tarefa que durou 18 horas de combate ao fogo.

Responsável pela operação do CPCRC, o perito criminal José Moreira explica que o trabalho deverá transcorrer ao longo da semana. "A gente a gente não tem o objetivo de concluir a perícia hoje em função do porte da edificação. A gente está com essa semana inteira disponível para dar atenção pra essa edificação. Se a gente conseguir entrar e verificar que tem segurança de fazer esse trabalho todo hoje, a gente vai tentar fazer. Se não, a gente vai voltar amanhã e até a sexta a gente conclui todo o levantamento", pontua.

VEJA MAIS

A equipe precisou avaliar a melhor forma de entrar no prédio que, por conta das enormes avarias, teve a estrutura completamente comprometida e corria risco de desabamento na lateral da rua Frederico Scheneippe. Por conta disso, um trator precisou ser utilizado para realizar uma função de escoramento para impedir o tombamento de uma das paredes da edificação. 

"O escoramento tem a função de evitar que essa parede venha em direção da rua. Se, mesmo assim, essa parede não resistir ao próprio peso, o escoramento vai fazer ou ela desabar na vertical ou pra dentro do imóvel. É um fator de segurança", detalha.

VEJA MAIS

Vila no Telégrafo é desocupada às pressas por conta do incêndio no Mercadão das Peças
Ordem foi da Defesa Civil, que identificou riscos no combate ao incêndio que já dura quase 14 horas ininterruptas. Moradores saíram com o que podiam em mãos.

Chamas de incêndio no Mercadão das Peças são vistas por toda a cidade
Imagens do alto assustam quem mora em prédios nos bairros de Belém

Inicialmente, segundo Moreira, uma equipe reduzida adentraria o prédio para evitar maiores riscos. A principal missão das equipes é indicar o que iniciou as chamas, que encontraram um ambiente propício de materiais voláteis para se alastrar rapidamente. "Nosso trabalho aqui é descobrir o que causou o incêndio. Existe um inquérito policial que vai ser desenvolvido pela autoridade policial. A nossa função é levantar a maior quantidade de informações para produzir um laudo e repassar para que o delegado tenha condição de desenvolver o trabalho dele", explica.

Ao todo, seis peritos da Polícia Científica atuam no local: dois engenheiros eletricista e mais uma equipe especializada em incêndio.

Polícia