MENU

BUSCA

Operação Verão: regras específicas em Salinópolis serão fiscalizadas

Um decreto municipal liberou o acesso às praias e funcionamento das barracas, mas com condições especiais que serão novidade para veranistas

Victor Furtado, com informações da Segup

Devido ao decreto municipal 028/2020, de 27 de junho, da Prefeitura de Salinópolis, a cidade terá restrições específicas durante o veraneio. Haverá a liberação do acesso às praias, desde que haja o distanciamento físico de segurança na faixa de areia, exceto para grupo da mesma família, com limite máximo de 10 pessoas. O acesso às praias será das 7 às 19 h. As barracas deverão fechar até as 20h. Os agentes de segurança pública não atuarão na retirada de banhistas das praias. Apenas fiscalizarão o fechamento de barracas e restaurantes. O cumprimento dessas regras será uma das atribuições da operação "Verão Seguro: saúde, segurança e responsabilidade por todo o Pará", que começa nesta sexta-feira (3).

Nos curta no Facebook para acessar as principais notícias do dia, lives e promoções. Clique aqui!  

Estão proibidos sons automotivos, circulação e fixação de estruturas de food trucks, tendas e carros de lanches na praia do Atalaia, assim como shows, apresentação de DJs, bandas e voz e violão, em barracas, bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Será obrigatório o espaçamento de 3 metros entre as mesas na faixa de areia e 1,5 m nas áreas internas das barracas. Além disso, as barracas deverão funcionar com 50% de sua capacidade (bandeira laranja), com higienização regular dos espaços de uso comum e disponibilização de álcool 70% para clientes. Equipamentos de lazer (quadriciclos, motos e outros) serão autorizados somente nas áreas previamente estabelecidas.

LEIA MAIS:

Operação "Verão Seguro" começa com foco na prevenção à covid-19

Municípios terão autonomia para decidir liberação das praias em julho

Guarda Municipal de Belém reforça efetivo para o mês de julho

Operação vai intensificar fiscalização nas estradas estaduais a partir desta sexta
 

Na orla do Maçarico, os restaurantes deverão funcionar com 50% da capacidade (bandeira laranja), com disponibilização de álcool 70% para clientes, higienização e limpeza de cardápios, mesas, cadeiras e de todos os espaços de uso comum. As mesas deverão estar distantes, no mínimo 1,5 m, e não será permitida a utilização de mesas nos espaços de circulação de pessoas, principalmente nas faixas de pedestres.

A proibição no Maçarico também atinge sons automotivos, circulação e fixação de estruturas de food trucks, tendas e carros de lanches, shows de qualquer natureza em bares, restaurantes, hotéis e pousadas. Feiras e galerias estarão fechadas. Toda e qualquer atividade só será permitida até às 2h da madrugada em toda a orla. Haverá limitação de 70% da capacidade de parques de diversões e brinquedos, como permitiu o Corpo de Bombeiros Militares.

Dos 3.546 agentes de segurança escalados para a operação, o reforço na segurança conta com 2.221 policiais militares e 814 bombeiros militares. Eles estarão espalhados pelas localidades mais frequentadas. Há ainda reforço com 181 agentes do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA) e 158 policiais civis. Cada efetivo desses terá reforço nos grupamentos especiais.  

Polícia