CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
logo jornal amazonia

Operação da PF desarticula esquema de extração ilegal de manganês em Curionópolis

Ação é realizada ao longo desta quinta-feira (26) em parceria com a Agência Nacional de Mineração (ANM)

Redação Integrada

Uma operação da Polícia Federal, em conjunto com a Agência Nacional de Mineração (ANM), busca desarticular um esquema criminoso de extração ilegal de minério de manganês em Curionópolis, no sudeste paraense. A ação, intitulada "Operação Offside Mineral", é realizada ao longo desta quinta-feira (26) na região e conta com a participação de 32 agentes federais e três servidores da ANM. No final da tarde de ontem, a PF divulgou um balanço parcial da operação, que prosseguirá nesta sexta-feira (27).

Segundo a PF, "a organização criminosa extraía minério ilegal há quase três anos e teve suas atividades suspensas; 70 mil toneladas de minério apreendidas; 2 prisões em flagrante e mais de 30 veículos apreendidos". Uma tonelada de mineiro equivale no mercado algo em torno de R$ 1.000 reais". 

image Operação Offside Mineral fiscaliza locais de extração ilegal de minério (Ascom/Polícia Federal)

Ainda de acordo com a PF, durante as investigações foi identificado que a empresa alvo da operação utiliza títulos minerários vencidos e extrai minério em grande quantidade em um local diferente do que havia autorização da ANM.

A matéria-prima extraída ilegalmente pertencente à União Federal, o que constitui crime contra o patrimônio, na modalidade de usurpação, descrito no artigo 2 da lei 8.176/91; além de crime de falsidade ideológica, previsto no artigo 299 do Código Penal; e organização criminosa, presente no artigo 2 da lei 12.850 de 2013.

A região do sudeste paraense tem um histórico de extração ilegal de minério, prática criminosa combatida frequentemente pela Polícia Federal, que ao longo de 2020 realizou diversas operações no local, tanto com bloqueio de bens nas áreas de extração, prisões em flagrante e apreensão de veículos como em atuação junto ao destino final no porto de Barcarena, impedindo a exportação do produto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA