Mais de uma tonelada de drogas é apreendida em uma semana no Marajó
Somente no domingo (11), 510 quilos de entorpecentes foram interceptados durante uma fiscalização no estreito de Breves
Cerca de 510,2 quilos de drogas do tipo maconha e skunk foram apreendidas em uma fiscalização realizada em uma balsa que transportava veículos por um rio de Breves, no Marajó, no domingo (11). Durante a ação, feita de maneira integrada entre órgãos estaduais, ambientais e alfandegários, um homem foi preso e um celular e R$ 2.150 em espécie foram apreendidos. Somada à apreensão anterior realizada no último dia 5 de maio, que interceptou 490 quilos de entorpecentes, as ações contabilizam mais de uma tonelada de drogas retiradas de circulação em apenas uma semana.
Ação
A apreensão de domingo (11) foi realizada por agentes da Base Integrada Fluvial Antônio Lemos, no rio Tajapuru. A droga foi localizada no compartimento baú de uma carreta que era transportada por balsas acopladas ao empurrador “Jean Filho XXX”. A embarcação havia saído de Manaus no início da semana. A carga suspeita foi localizada com o apoio do cão farejador “Jay-Z”, do Batalhão de Ação com Cães (BAC) da Polícia Militar, que sinalizou a presença dos entorpecentes.
Foram apreendidos 484,7 quilos de maconha tipo skunk e 25,5 quilos de substância análoga a oxi, além de um aparelho celular e a quantia em dinheiro. O condutor do veículo foi preso em flagrante e, junto ao material ilícito, encaminhado para os procedimentos legais.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou o avanço das ações estratégicas no combate ao crime organizado na região. “As apreensões significativas refletem o compromisso inabalável e a intensificação dos esforços das nossas forças de segurança, que estão, cada vez mais, preparadas e equipadas para proteger nossa sociedade contra o flagelo do narcotráfico”, enfatizou.
Fiscalização
A Base Fluvial Integrada Antônio Lemos atua como ponto estratégico no combate ao tráfico de drogas, reunindo diversos órgãos da esfera estadual e federal. Instalada desde junho de 2022 no distrito de Antônio Lemos, a unidade tem sido fundamental para conter o tráfico por vias fluviais.
Somente em outubro de 2024, as equipes da base apreenderam mais de 1 tonelada de entorpecentes em 12 dias de operação — resultado de sete ações distintas realizadas entre os dias 19 e 30 daquele mês, comprovando a eficiência das operações integradas de monitoramento na região.