Homem é preso após instalar residência em área de reserva ambiental no Parque do Utinga
José Roberto Nazaré vai responder por "causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação"

Um homem identificado como José Roberto Sousa de Nazaré foi autuado em flagrante, nesta terça-feira (12), em Belém, acusado de invadir e ocupar uma área de reserva ambiental situada no Parque do Utinga. O local é Área de Preservação Permanente e, portanto, protegida por Lei. Ele foi apresentado na Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema) por policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).
Segundo o delegado Waldir Freire, diretor da Dema, o preso já havia sido advertido pelo BPA para que se retirasse da área do Parque Ambiental do Utinga, onde ele instalou uma residência e estava vivendo com a família há meses. Ele foi autuado no crime previsto no Artigo 40 da Lei de Crimes Ambientais, por "causar dano direto ou indireto às Unidades de Conservação". A pena prevista é de reclusão de um a cinco anos.
Segundo a Polícia Civil, "as Unidades de Conservação são consideradas as Reservas Biológicas, Reservas Ecológicas, Estações Ecológicas, Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, Florestas Nacionais, Estaduais e Municipais, Áreas de Proteção Ambiental, Áreas de Relevante Interesse Ecológico e Reservas Extrativistas ou outras a serem criadas pelo Poder Público".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA