logo jornal amazonia

Complexo Penitenciário de Marabá passa por intervenção operacional

Decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial, na segunda-feira (13)

O Liberal

A portaria de nº 433/2023, publicada na segunda-feira (13), em uma edição extra no Diário Oficial, determinou intervenção operacional nas Unidades do Complexo Penitenciário de Marabá, no sudeste do Pará, por 15 dias. O período da duração pode ser prorrogado, levando em consideração a avaliação do ambiente de segurança na unidade. De acordo com o documento, a ação é tomada para "restabelecer a ordem e a disciplina na casa penal", levando em conta os últimos eventos que ocasionaram quebra do ambiente de segurança.

VEJA MAIS

image Após tentativa de fuga em presídio de Marabá, Governo estende intervenção para outras penitenciárias do município
Centro de Recuperação Feminino (CRFM) e na Central de Triagem Masculina (CTMM) também tiveram visitas suspensas

image Força-tarefa vai permanecer mais 60 dias em presídio do Pará
Homens vão continuar coordenação das atividades de guarda, vigilância e custódia dos presos

Na publicação consta que será chamado o efetivo do Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e do Comando de Operações Penitenciárias (COPE) para que “reestabeleçam a ordem e a disciplina na unidade, assim como permaneçam em prontidão para qualquer eventualidade, conforme protocolo operacional”.

Por conta da intervenção, fica estabelecido no texto que a Diretoria de Execução Criminal (DEC) "suspenda os agendamentos de atendimentos jurídicos" e que a Diretoria de Administração Penitenciária (DAP) "coordene o corpo diretivo da unidade durante o período que permanecer a intervenção para o controle da casa penal". Assim como, é determinado que a Diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura (DLPI), "realize avaliação física da Unidade, além de sua manutenção e reformas necessárias".

A redação integrada de O Liberal solicitou procurou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para comentar o assunto e aguarda o retorno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Polícia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍCIA

MAIS LIDAS EM POLÍCIA