Princípio de incêndio é registrado no Hospital Abelardo Santos, em Belém
No momento do incidente, a UTI estava lotada, com diversos pacientes internados nesse setor
Um princípio de incêndio atingiu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, no final da tarde desta sexta-feira (4), por volta das 16h30. O fogo, que teve início no terceiro andar, segundo informações preliminares. A causa ainda não foi confirmada oficialmente.
VEJA MAIS
Segundo testemunhas, havia 20 paciente na UTI no momento do incêndio. Entretanto, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) informou à reportagem que 15 pessoas estavam no local no momento do incidente.
O fogo chegou a se alastrar, mas não provocou danos de grandes proporções. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros estiveram no local. A própria equipe do hospital também tentou conter as chamas antes que aumentassem.
Apesar da gravidade, não houve feridos e nem vítimas. Os pacientes foram retirados do setor e transferidos para outras áreas do hospital, como enfermarias, salas de emergência e outras áreas de UTI. Os acompanhantes também foram evacuados com segurança. Ainda segundo relatos de pessoas que preferiram não se identificar, há três semanas, também houve um princípio de incêndio na lavanderia do hospital.
A área afetada foi isolada e a UTI adulta permanecerá lacrada. Até então, não há previsão para reabertura. Em meio ao sinistro, paciente e funcionários inalaram muita fumaça e alguns passaram mal, de acordo com informações preliminares.
Imagens que circulam nas redes mostram correria de pessoas no local. Algumas aparecem desesperadas tentando abrir as janelas do hospital para que o gás pudesse sair. Equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local e orientaram que fosse feita a evacuação do espaço.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) confirmou que, na tarde desta sexta-feira (4), foi registrado um princípio de incêndio em um leito de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado em Icoaraci, distrito de Belém, e que a situação foi rapidamente controlada pelos brigadistas do hospital.
"Não houve feridos. Ao todo, 15 pacientes foram transferidos, em segurança, para outra UTI do hospital, conforme os protocolos estabelecidos.Os atendimentos seguem normalmente. As causas do incêndio serão investigadas pelo Corpo de Bombeiros Militar", completa a nota do hospital.
Palavras-chave