MENU

BUSCA

MPF denuncia piloto que sobreviveu 36 dias na mata por transporte de carga ilícita

O voo transportava aproximadamente 600 litros de óleo diesel, em desacordo com as orientações e autorizações da ANAC

Tacio Torres / O Liberal

Antônio Araújo de Sena, o "Toninho", piloto que ficou conhecido por sobreviver 36 dias na floresta após a queda do monomotor que pilotava, foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF), em dezembro do ano passado, por transportar mercadoria perigosa para a região de garimpo, desrespeitando as normas de segurança da aviação e causando perigo à coletividade.

VEJA MAIS

Piloto que ficou 36 dias desaparecido encontra os destroços do avião que pilotava
Oito dias após retornar para casa, em Santarém, Antônio Sena voltou ao local do acidente e localizou a aeronave em que estava

Piloto que passou 36 dias em mata conta como sobreviveu: 'A floresta não está lá para te matar'
Antônio Sena foi resgatado com 26 quilos a menos, mas com uma bagagem de superação

'Foi um milagre ele ter sido encontrado com vida', disse irmão do piloto Antônio Sena
"Pra mim, é a mão de Deus agindo, com as forças e orações de todo mundo que nos ajudou nesses 38 dias, completados hoje”, acrescentou

De acordo com o MPF, o voo transportou aproximadamente 600 litros de óleo diesel, em desacordo com as orientações e autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por ter como destino pista não homologada pelo órgão, e ainda por ter decolado com 135 kg de sobrecarga e com o sistema elétrico da aeronave inoperante, em condição aerodinâmica degradada pelo não recolhimento dos trens de pouso, conforme conclusão do laudo pericial em referência.

A aeronave que “Toninho” pilotava desapareceu no dia 28 de janeiro após decolar do município de Alenquer em direção a uma área de garimpo, onde ele deveria deixar uma carga de mantimentos. Em entrevistas concedidas a vários veículos de comunicação, ele relatou que o avião sofreu uma pane e o obrigou a fazer um pouso forçado.

Ainda não há decisão da Justiça Federal sobre a denúncia apresentada pelo MPF.