CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vacinômetro Pará atualiza lista dos municípios que mais vacinaram a população no Estado; confira

Novo balanço divulgado domingo (28) coloca municípios do interior no topo do ranking

Redação integrada de O Liberal
fonte

Segundo balanço divulgado esta segunda-feira (29), com balanço até o domingo (28) da página do Vacinômetro Pará, até o momento, os municípios que mais vacinaram em todo o Pará são Inhangapi (88,04%), Faro (77,14%), Igarapé-açu (76,08%), Prainha (71,18%) e Capitão-Poço (69,69%). Até sexta-feira (26), o Pará recebeu 1.096.940 de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. O lote foi distribuído para todas as Regionais de Saúde do Estado.

Confira aqui os dados do Vacinômetro.

A vacinação começou em janeiro deste ano no Pará e todos os 144 municípios já iniciaram a campanha para os grupos prioritários da primeira fase. “As doses enviadas são norteadas pelo Plano Estadual que está alinhado ao Plano Nacional de Vacinação, o PNI. Devido à baixa oferta das vacinas que vem sendo enviada aos estados, de acordo com a capacidade de produção dos laboratórios nacionais ou envio de fora do país. Em cada envio, é determinado um percentual de população a ser trabalhada e, a partir desse percentual, é calculado a quantidade equivalente a população de cada município paraense”, explica Bruno Pinheiro, diretor de Epidemiologia da Sespa.

As informações sobre as doses aplicadas na campanha de vacinação contra a covid-19 são digitadas e enviadas pelas secretarias municipais de saúde ao sistema oficial do Ministério da Saúde, o SIPNI. A recomendação é que cada município tem até 72 horas, após a aplicação da dose, para cadastrar as informações. No sistema do MS são informados dados como o lote da vacina, data da imunização, categoria e grupo de atendimento, além do nome, CPF e número do cartão sus. 

A Sespa diz que, para ratificar a transparência do processo, acompanha se as doses enviadas aos municípios estão sendo usadas de maneira correta no público-alvo e divulga as informações do Ministério da Saúde, através do Vacinômetro com atualizações diárias e sempre às 14h.

Outro levantamento disponível na página mostra que 25 municípios paraenses já atingiram a vacinação em mais de 60% da população do público-alvo. O ranking completo das cidades e os índices de vacinação estão disponíveis no Vacinômetro. O cálculo para esse percentual considera o total de doses aplicadas pelo total de doses enviadas.

“A boa cobertura destes municípios está associada a uma adequada organização para execução da campanha de vacinação e digitação oportuna da informação no sistema. É importante frisar que esses são municípios de menor contingentes populacionais, ou seja, tem menos pessoas a vacinar, comparado as grandes cidades do Estado”, ponderou Pinheiro. 

Doses recebidas


Até a última sexta-feira (26), o Pará recebeu 1.096.940 de doses enviadas pelo Ministério da Saúde. No total, foram dez remessas, distribuídas da seguinte forma: 

- 18 de janeiro: 173.240 doses da CoronaVac/Sinovac
- 24 de janeiro: 49 mil doses da Oxford/AstraZeneca
- 25 de janeiro: 29.200 doses da CoronaVac/Sinovac
- 06 de fevereiro: 64.400 doses da CoronaVac/Sinovac.
- 24 de fevereiro: 98.200 doses sendo CoronaVac/Sinovac (37.200) e Oxford/AstraZeneca (61 mil).
- 03 de março: 67.000 doses da CoronaVac/Sinovac.
- 10 de março: 61.600 doses da CoronaVac/Sinovac. 
- 17 de março: 117.400 doses da CoronaVac/Sinovac.
- 20 de março: 286.000 doses sendo CoronaVac/Sinovac (102.000 mil) e Oxford/AstraZeneca (184.000 mil).
- 26 de março: 150.900 mil doses sendo CoronaVac/Sinovac (84.800 mil) e Oxford/AstraZeneca (66.100 mil).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ