Uepa: dicas para calouros sobre novos desafios da vida acadêmica

Para orientar os calouros sobre o que podem esperar desta jornada, veteranos da Uepa e o pró-reitor de graduação da instituição, Ednalvo Campos, deram suas recomendações aos novatos

Fabyo Cruz
fonte

Depois da euforia de ver o nome da lista de aprovados do Processo Seletivo (Prosel) 2022 da Universidade do Estado do Pará (Uepa), os calouros da instituição de ensino superior paraense aguardam pela fase de pré-matrícula, prevista para o próximo mês. A vida acadêmica prepara um mundo de possibilidades e experiências a esses estudantes, que a partir de agora farão uma nova trajetória em busca do futuro profissional. Para orientar os novos universitários sobre o que podem esperar desta jornada, discentes veteranos compartilharam algumas experiências na Uepa.

Talvez, no primeiro momento, os calouros da instituição possam enfrentar um “choque de realidade” por conta das vivências antes tidas no ensino médio. Para Yasmin Paola Santos, 22 anos, aluna do quarto ano do curso de bacharelado em secretariado executivo trilíngue, a principal mudança observada no ensino superior foi a busca por informações, autonomia e liberdade dentro da Uepa. “Antes, no ensino médio, as informações vinham até nós e ao ingressar na Uepa, se você não for atrás, você perde muita coisa. Além disso, há a questão da autonomia. Você faz o que quiser, sem ter ninguém lá em cima dizendo o que tem que ser feito. É livre para tomar suas próprias decisões e eu precisei criar bastante responsabilidade para poder não me perder``, comentou a veterana.

Yasmin afirma que o mundo acadêmico vai além da oportunidade do mercado de trabalho. “Estou na Uepa desde 2019, nesse tempo pude observar várias oportunidades dentro da universidade, que vão desde um estágio até a possibilidade de um Intercâmbio. Algumas dessas possibilidades seriam estágios - e na área a qual pertenço tive a oportunidade de ingressar em um desde o primeiro ano de curso. Grupos de ensino, pesquisa e extensão, oportunidade da vivência da docência com a monitoria. E para os que gostam da possibilidade de viajar, tem também o intercâmbio”, disse a universitária.

A jovem afirma que a Uepa também tem a oportunidade de ser um ambiente diversificado, onde os estudantes conseguem desenvolver suas relações interpessoais, criar vínculos e ter visão maior de mundo amplificada, conhecendo o ponto de vista de outras pessoas. “Na universidade não temos acesso apenas às pessoas que estudam conosco, como ocorria no ensino médio, no ensino superior você passa a interagir com estudantes de diversos cursos. E, sobre o curso de idiomas, além dos cursos de graduação, existe também o Instituto Confúcio que possui a oportunidade de alunos da Uepa estudarem o Mandarim e fazerem o Intercâmbio pelo Instituto”, ressaltou.

O pró-reitor de graduação da Uepa, Ednalvo Campos, antecipa aos calouros 2022 da universidade que os próximos quatro anos serão de muito estudo e aprendizado, e recomenda os passos a serem seguidos para que os novos universitários tenham um futuro com carreira profissional de sucesso. “Nossos calouros terão oportunidades na pesquisa e na extensão, em todos os cursos e todas as áreas desenvolvemos projetos de pesquisa e iniciação científica. Então é interessante que os alunos fiquem ligados nos editais que são publicados, principalmente pela própria reitoria de pesquisa”, recomendou.

LEIA TAMBÉM:

image Passei, e agora? Depois da festa o desafio de se adaptar à vida acadêmica
Confira o passo a passo do processo de matrícula o que os aprovados podem esperar do ensino superior

image Primeiros colocados no vestibular da Uepa revelam a trajetória do sucesso
Estudantes são do Colégio Ideal e passaram para o curso de medicina

image Quase 70% dos aprovados no vestibular da UEPA são da rede pública
Quase 37 mil estudantes foram beneficiados com aulas presenciais, itinerantes e digitais com o Pré-Enem do Governo do Estado

image Listão da Uepa: Pré-matrícula de calouros começa dia 8 de março; entenda
O início das aulas, que serão 100% presenciais, está previsto para o dia 18 de abril. Leitura dos editais é essencial para conduzir o processo corretamente.

Fique atento no calendário de pré-matrícula da instituição

A pré-matrícula online será de 8 a 12 de março, pelo site da instituição. Nos dias 14 e 15, será nos próprios campi da universidade.

Para os que ainda não foram chamados, a esperança ainda não acabou. Há uma segunda chamada prevista para o dia 22 de março, com as vagas que restaram após o período de matrícula dos calouros. Basta ficar atento nessa data.

Assim como a UFPA, a Uepa vai cobrar a comprovação de vacinação dos novos alunos como pré-requisito para matrícula. Outros documentos necessários constam nos editais. A apresentação do comprovante também será necessária nos primeiros dias de aula. O ano letivo começa no dia 18 de abril e com atividades 100% presenciais.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ