CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Tradição e devoção a Nossa Senhora das Vitórias está de volta ruas de Marapanim

Comunidade católica realiza neste domingo (14) o 118 Círio em homenagem à padroeira

Patrícia Baía
fonte

Já são 118 anos de tradição e muita devoção à Nossa Senhora das Vitórias, a padroeira do município de Marapanim, no nordeste paraense. E neste domingo (14), a comunidade católica realiza o Círio em homenagem a santa, após dois anos sem a romaria pelas ruas de Marapanim, por causa da pandemia da covid-19. A imagem de Nossa Senhora das Vitórias era conduzida em um carro aberto e os fiéis não puderam acompanhar caminhando.

De acordo com o diácono Sílvio Modesto, da paróquia de Nossa Senhora das Vitórias, a expectativa é muito grande para a realização do Círio 2022. “Esse retorno do contato da imagem com seus fieis está sendo aguardado há dois anos. O povo de Marapanim tem muita devoção a ela. É por isso que esse Círio será um dos mais especiais que iremos viver”, contou.

O Círio de Nossa Senhora das Vitórias tem um percurso de quatro quilômetros e a expectativa da organização da festa é de que cerca de 15 mil pessoas participem da romaria que é uma das mais antigas da região nordeste do estado.

image Já são 118 anos de tradição e muita devoção à Nossa Senhora das Vitórias, a padroeira do município de Marapanim, no nordeste paraense. (Rede Social)

A devoção à Nossa Senhora das Vitórias cresceu junto com a fundação de Marapanim. O município se desenvolveu com a chegada dos padres Jesuítas, em especial o padre José Maria do Vale que comprou as primeiras terras que deram início ao povoado. “Esse padre comprou as terras para construir a igreja e a cidade foi crescendo em volta. A princípio era o povoado de Arapijá e hoje Marapanim”, contou o diácono Sílvio Modesto.

A imagem peregrina do Círio ainda é a mesma desde a construção da igreja. “Ela foi trazida pelo padre José Maria e ele colocou o nome de Nossa Senhora das Vitórias por causa de tudo que enfrentou para construir esse legado”, explicou o diácono.

MAIS LIDAS

image Círio 2022: carros de promessas terão procissão própria inédita
Carro em homenagem aos profissionais de saúde estará nas ruas pela primeira vez

image Círio 2022: imagem de Nossa Senhora participa do Círio no Rio de Janeiro
Confira a agenda de peregrinação que vai de 11 a 14 de agosto na Cidade Maravilhosa

image Círio de Macapazinho: 95 anos de tradição
Agrovila quilombola celebra a procissão pelas águas do rio Apeú

Da época da construção da igreja matriz apenas a fachada foi preservada.  O Círio de Nossa Senhora das Vitórias em Marapanim é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará, desde 2009. “Por causa de toda essa bela história somos um povo católico com muito orgulho de nossas tradições”, pontuou o diácono.

Programação 

As homenagens à padroeira de Marapanim começam às 7h da manhã com a primeira missa realizada na Ermida de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro da Barraca e será celebrada pelo padre Stanislau Santos, pároco da igreja matriz.

Em seguida a imagem de Nossa Senhora é colocada na berlinda e começa a romaria pelas ruas do município. A procissão dura em média duas horas e encerra em frente à igreja matriz, onde será realizada a segunda missa, que será presidida pelo bispo de Castanhal, Dom Carlos Verseletti.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ