CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Helder anuncia a construção de mais 40 Usinas da Paz no interior do Estado

Ele fez anúncio ao participar, em Belém, do lançamento do Programa “Educação do Futuro e a Cultura da Paz”

Dilson Pimentel
fonte

Ao participar do lançamento do Programa “Educação do Futuro e a Cultura da Paz”, na manhã desta sexta-feira (5), o governador Helder Barbalho anunciou a construção de mais 40 Usinas da Paz em cidades do interior do Pará. Ele afirmou que, na próxima semana, a vice-governadora Hana Ghassan, assinará a ordem para a construção das novas UsiPaz que, no Pará, promovem políticas públicas que ajudam na redução da criminalidade.

VEJA MAIS

image UsiPaz Guamá completa um mês com quase quatro mil atendimentos
Espaço conta com dois prédios de atendimento, uma quadra poliesportiva, quadra de areia, espaço multicultural, piscina semiolímpica e playground

image UsiPaz Bengui é inaugurada e deve atender 30 mil pessoas no primeiro mês
É a quarta Usina da Paz inaugurada, desde outubro de 2021. Outras cinco estão previstas para 2022

image UsiPaz contribui para o lazer e formação profissional em Marituba
Em um mês de funcionamento, complexo soma 10 mil atendimentos

Os complexos oferecem os serviços disponibilizados pelo Governo do Estado diretamente à comunidade nas áreas da saúde, educação, dos direitos do consumidor, da cultura, da comunicação, da profissionalização, do empreendedorismo e outros. A programação ocorreu na Usina da Paz Cabanagem e a proposta daquele programa é investir em educação e em inclusão produtiva de jovens e adultos.

Helder disse festejar que o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) esteja conhecendo esse projeto, “que, certamente, é a maior construção de cidadania no Pará e que deve ser enxergado como uma solução para o Brasil, fazendo com que a presença de serviços possa transformar a realidade social. E, a partir da transformação social, nós possamos encontrar caminhos e permitir uma vida de paz para a população”.

Ele afirmou que o governo tem agido com segurança nas ruas, para combater os efeitos, “mas precisamos compreender as causas. E, certamente, o conflito social é que gera a violência. E experiências como essa, cuidando das pessoas e das famílias, permite com que possamos fazer a transformação social e encontrar o melhor para a nossa sociedade”.

Participaram do evento o ministro das Cidades, Jader Filho, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e Alceu Moreira, presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), uma das realizadoras do projeto, que tem o apoio do governo estadual. "Nós vamos tratar neste evento no Pará de dois temas. O primeiro é a educação do futuro, que é uma escola de ensino integral com todo o instrumental digital possível, o treinamento dos professores que estabelece o princípio de igualdade de oportunidades - ou seja, do bairro mais pobre será possível ter uma escola com igual qualidade das pessoas mais ricas do centro da cidade", afirmou.

Brasil tem 66 milhões de pessoas, entre 18 e 65 anos, sem remuneração

Além disso, outro viés do programa será voltado especialmente para inclusão produtiva de jovens e adultos. Segundo Moreira, o Brasil tem 66 milhões de pessoas, entre 18 e 65 anos, sem remuneração ou sub remuneradas por falta de qualificação profissional. "Vamos trabalhar também sobre inclusão produtiva, que é a capacidade de geração de qualificação profissional. O Brasil tem 66 milhões pessoas que são excluídos funcionais, que não são remunerados ou são sub remunerados por falta de habilitação profissional. No governo Helder, nós temos a Usina da Paz, que é uma política pública de grande capacidade de transformação e queremos usar isso como ícone para todo o Brasil", completou.

A educação é uma das prioridades e, por isso, o projeto busca engajar governos estaduais e municipais, lideranças políticas, organizações e especialistas na área para a adoção de soluções efetivas para a educação. O programa contempla dois projetos: o Hub de Ações para Escolas do Futuro, com ênfase na educação básica e nos municípios, e a Inclusão Produtiva/Cultura da Paz de jovens e adultos, em um contexto de articulação nacional.

Fundação Ulysses Guimarães

É uma instituição de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada para desenvolver projetos de pesquisa aplicada, doutrinação programática e educação política para o exercício pleno da democracia, além de outras atividades de cidadania. No Pará, as Usinas da Paz são referência para a Fundação Ulysses Guimarães por promover políticas públicas que ajudam na redução da criminalidade. As atividades ofertadas visam à educação de valores e à formação da cidadania plena para milhares de moradores. Trazendo ainda uma presença mais forte e permanente de serviços de acolhimento do Governo do Estado a essas populações.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM PARÁ

MAIS LIDAS EM PARÁ